Núcleo LGBTI+ participa da VIII Semana Ser Negro no Marajó

Nos dias 23 e 24 de setembro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por intermédio do Núcleo de Defesa dos Direitos LGBTI+, participou, da VIII Semana Ser Negro no Marajó, que teve como tema “Serviço Social, Diversidade e Direitos Humanos Nas Amazônias e nos Marajós - Entre lutas e visibilidade”. O evento foi realizado na Câmara do Plenário Francisco Mamede, no município de Melgaço.
À convite da organização, o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo LGBTI+, João Batista de Araujo Cavaleiro de Macêdo Junior representou o MPPA palestrando no evento. A ação é uma iniciativa do programa “Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó” (DHIDAM), da Faculdade de Serviço Social (FACSS) do Campus Universitário do Marajó/Breves (CUMB).
Segundo a coordenadoria do programa, esta é uma proposta interdisciplinar que objetiva fomentar ações de educação em/para direitos humanos, tomando como foco reflexões sobre a infância numa perspectiva da diversidade, ou seja, pensando em “infâncias” em sua pluralidade junto aos presentes e futuros profissionais do Sistema de Garantia de Direitos do Marajó Ocidental e com a comunidade local.
Na oportunidade, foram abordadas temáticas sobre os diferentes níveis de opressão e violência que atingem grupos vulneráveis de mulheres, crianças, adolescentes, idosos, LGBTQPNIA+ e pessoas com deficiência, sob uma perspectiva das múltiplas realidades da região marajoara.
Texto e fotos: Núcleo LGBTI+ com edição da Assessoria de Comunicação