Núcleo do Terceiro Setor realiza 2ª etapa do projeto “Ministério Público e o Terceiro Setor no Marajó” em Santa Cruz do Arari

Nos dias 28 a 31 de outubro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através do Núcleo do Terceiro Setor (NTS) deu cumprimento, à 2ª etapa do projeto “Ministério Público e o Terceiro Setor no Marajó”. A equipe coordenada pela promotora de Justiça, Helena Muniz, esteve no município de Santa Cruz do Arari, no Marajó, com objetivo de proceder ao mapeamento e diagnósticos das entidades de interesse social que atuam na região.
Ao todo foram entrevistadas 13 entidades. O Projeto “O Ministério Público e o Terceiro Setor no Marajó” insere-se nas ações do Planejamento estratégico nacional e estadual do Ministério Público, bem como, inclui as metas previstas pelo NTS para o Radar Estratégico, com ações referentes à 2024 e anos seguintes.
A atividade também visa fortalecer as entidades de interesse social na região do Marajó, como agentes fomentadores de políticas públicas desde a sua execução até a implementação, diagnosticando aquelas que efetivamente cumprem com suas finalidades estatutárias. No total, já foram entrevistadas 103 entidades nos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Muaná e Santa Cruz do Arari. Seguindo o cronograma, a 2ª etapa do Projeto tem previsão de encerrar com visita aos municípios de Ponta de Pedras programada para janeiro de 2025.
Texto e fotos: NTS, com edição da Ascom MPPA