Núcleo do Terceiro Setor inicia 2ª Fase do Projeto "O Ministério Público e o Terceiro Setor no Marajó" com Mapeamento e Diagnósticos

O Núcleo do Terceiro Setor (NTS/MPPA) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) iniciou a 2ª fase do Projeto “O Ministério Público e o Terceiro Setor no Marajó”, coordenado pela Promotora de Justiça Helena Maria Oliveira Muniz Gomes, que tem como meta, entre outras, de cumprir com os objetivos do Planejamento Estratégico Nacional (PEN) e do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) no combate a corrupção e à improbidade administrativa no Terceiro Setor em suas relações com o Estado, e fortalecer as entidades de interesse social no arquipélago do Marajó, através do mapeamento e diagnósticos dessas pessoas jurídicas.
Entre os dias 13 a 17 de maio e 17 a 21 de junho de 2024, a equipe do NTS/MPPA, formada pelos servidores Antonia Moura, Lidia Coimbra e Josieldo Nascimento estiveram no município de Soure e Salvaterra, na ilha do Marajó.
Até o momento foram mapeadas 52 entidades, que na oportunidade responderam um formulário de 24 questões sobre a vivência nas comunidades, acerca da fontes de recursos, quais as principais atividades e como o papel do Ministério Público é visto pelos cidadãos.
O trabalho pretende realizar o mapeamento em todos os municípios que fazem parte da região administrativa Marajó I e contará com a terceira etapa prevista para 2025, com palestra e oficinas. Com base nos resultados obtidos na aplicação do formulário, o NST aplicará ações futuras nas entidades do município.
Texto e fotos: NST com edição de Ascom/MPPA