Núcleo do Consumidor fiscaliza estabelecimentos de venda de açaí em Afuá

O Ministério Público do Estado, por meio da coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUCON), Érica Almeida de Sousa, deu continuidade, nesta terça-feira, 25, com as ações de prevenção e combate à doença de chagas no estado do Pará. A programação iniciou com as atividades de fiscalização dos estabelecimentos de venda dos frutos do açaí e congêneres de Afuá, em conjunto com o promotor de Justiça titular do município, Mário César Nabantino Arrais Braúna, com a coordenação estadual do controle da doença de chagas (CECDC/SESPA), Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS/SESPA) e o Departamento Municipal de Vigilância Sanitária de Afuá.
Durante a ação, foram efetivadas as fiscalizações em 5 pontos de venda de açaí de Afuá, dos quais tiveram que ser interditados pela vigilância sanitária, devido à manipulação inadequada dos frutos. O Promotor de Justiça de Afuá também irá expedir uma recomendação para a Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de orientar que os proprietários dos estabelecimentos possam respeitar as normas de boas práticas de manipulação dos frutos.
A programação seguiu com a abertura do Fórum de Boas Práticas de Manipulação dos Frutos do Açaí e similares. O evento possibilitou a orientação para os batedores artesanais de açaí, desde a realização dos processos de manejo dos frutos, da compra do material bruto até o repasse para o consumidor.
O NUCON, seguirá em atuação no Município, até o dia 28 de março. O objetivo é a realização de palestras de orientações para os ACS e ACE, com o foco para a prevenção e combate à doença de chagas, reunião com os médicos e enfermeiros, para o diagnóstico da doença, além de encontro com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Afuá, para a avaliação do Plano de Enfrentamento da Doença de Chagas no Município.
Texto e fotos: NUCON