ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Núcleo de Proteção à Mulher promove treinamento da rede integrada para execução do Projeto de Multi-acolhimento Social

Icoaraci 31/01/24 11:15

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou, nos dias 29 e 30 de janeiro, no distrito de Icoaraci, uma ação de treinamento do Projeto de Multi-acolhimento Social do Núcleo de Proteção à Mulher do MPPA, desenvolvido em parceria com Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU). O evento buscou promover a qualificação dos integrantes da Rede Integrada de Proteção à Mulher, e foi realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Icoaraci.

A atividade iniciou na manhã do dia 29, com palestra da Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher, Luziana Barata Dantas, que apresentou as atribuições do Núcleo de Proteção à Mulher do MPPA, o Projeto de Multi Acolhimento Social e outras atividades e ações do Núcleo. A Secretária de Estado das Mulheres (SEMU), Ana Paula Gomes de Freitas, participou do evento.

Além do Núcleo Mulher, os Promotores de Justiça Mário Sampaio Netto Chermont e Fábia Mussi de Oliveira Lima ministraram palestra no 1º dia com o tema “Inovações da Lei Maria da Penha”.  

Já na manhã do dia 30, a Coordenadora auxiliar do Núcleo Mulher, Herena Neves Maués Corrêa de Melo apresentou a palestra “Integração da Rede de Proteção”.

 

Nos dois dias ocorreu o treinamento ministrado pela Coordenadora de Políticas e Direitos da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), Márcia Jorge.

O objetivo do treinamento é aprimorar permanentemente os agentes das redes de proteção através de palestras e rodas de conversa, alusivas à atuação na rede integrada de execução. a ação deu enfoque nos membros da Delegacia de Atendimento à Mulher de Icoaraci (DEAM/Icoaraci).

Também participaram da programação representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Hospital das Clínicas, Hospital Abelardo Santos, DEAM Icoaraci, e Pará Paz Icoaraci.

Além do treinamento, o Núcleo Mulher desenvolve outras atividades referentes ao tema, como rodas de conversa e escutas sociais, ações integradas de combate, grupo reflexivo de homens autores de violência doméstica, além de projetos como o de “Multi-Acolhimento Social”, uma continuação do projeto “Empoderamento Empreendedor e de Integração da Rede de Proteção à Mulher”.
 

Texto: Bianca Galhardo, Ascom/MPPA
Fotos: Núcleo de Proteção à Mulher

 

 

Fale Conosco