ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Núcleo de Proteção à Mulher participa do 1º Encontro de Fortalecimento de Rede no MPRJ

Rio de Janeiro 10/09/24 15:15

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio da coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher, Luziana Dantas, participou, no dia 6 de setembro, do 1º Encontro de Fortalecimento de Rede, no auditório do edificio-sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O evento teve como objetivo discutir estratégias de atuação conjunta entre diferentes atores e foi organizado pelo Centro de Apoio Operacional Violência Doméstica, em conjunto com a Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID), o Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FONAVID) e a Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).  

Também participaram da mesa de abertura: a membro auxiliar da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, Andréa Teixeira, representando o conselheiro Engels Muniz, a presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), Eunice Haddad; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta e a coordenadora Políticas de Promoção de Igualdade de Gênero e Raça do Geledés Instituto da Mulher Negra, Maria Sylvia de Oliveira. Após a mesa de abertura houve uma apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga.

 

Programação

Na parte da manhã foi realizada a primeira mesa de debate. As palestrantes Ana Flávia de Oliveira e Lucia Xavier abordaram sobre o fortalecimento e os desafios para efetivação da rede de enfrentamento, avaliando também o que está sendo feito e o que não está sendo feito para a diminuição do feminicídio. O painel foi presidido por Teresa Cristina Cabral e debatido por Sara Gama Sampaio e Flávia Brasil Barbosa. O debate continuou no período da tarde, dividido em duas mesas de trabalho. Da primeira participaram Samantha Vilarinho Mello Alves, Ana Cláudia de Jesus Souza e Davi Santana Câmara, Samira Bueno e Silvia Rebeca Sabóia. Na segunda mesa estavam a idealizadora do evento, Carla Araújo, Aline Bianchini, Wania Pasinato, Francisco Tojal Matos e Zeliana Luzia Delarissa Sabala.   

O encerramento do evento contou com a apresentação artística de bailarinos do projeto “O corpo em movimento – dança em cadeira de rodas”, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos.

Texto: Sophia Faro, com informações do MPRJ

Fotos: Núcleo de proteção à Mulher

 

 

Fale Conosco