Nova Promotoria de Justiça aproxima o Ministério Público da sociedade
Com 130m² de área útil, a nova Promotoria de Justiça de Maracanã já está aberta para receber a população do município. A nova sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) na cidade, localizada no nordeste paraense, a cerca de 170 quilômetros de Belém, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (17), em solenidade prestigiada, presidida pelo procurador-geral de justiça do Pará, Gilberto Valente Martins.
Clique aqui para ver a galeria de fotos da solenidade
Várias autoridades e agentes públicos locais, além de membros do MPPA, incluindo integrantes da administração superior, participaram da cerimônia, realizada na recepção da Promotoria de Justiça. O espaço representa um avanço na prestação dos serviços ministeriais em Maracanã e a oportunidade de aproximar a instituição da sociedade. A nova sede é dez vezes maior que a antiga Promotoria de Justiça local, que funcionava em uma pequena sala, de 12m², localizada no Fórum da cidade.
“A atuação do Ministério Público eleva o nome do sistema de justiça perante a sociedade e perante todos os órgãos da administração. Este novo prédio, esta nova casa do Ministério Público em Maracanã, beneficia diretamente o cidadão e a sociedade em geral, que precisam ter seus direitos resguardados”, destacou o procurador-geral de justiça Gilberto Martins.Várias autoridades locais e membros do MPPA prestigiaram o evento
A nova Promotoria de Justiça de Maracanã foi construída no imóvel onde funcionou, por décadas, a residência oficial do MPPA na cidade. A casa foi reformada e adaptada para se tornar a sede do MPPA. O espaço possui sala de recepção, dois gabinetes, sala de reunião, banheiros, sala para arquivo e copa. Uma estrutura adequada para atender a demanda atual e já preparada para uma futura expansão das atividades da instituição.
Procurador-geral Gilberto Martins discursa na solenidade de inauguração
A obra durou cerca de seis meses e envolveu a substituição do piso, construção de laje de concreto, troca de todas as janelas e portas, renovação da pintura, elaboração de paisagismo e instalação de novos móveis, aparelhos de ar-condicionado e equipamentos de telefonia e energia elétrica.
Homenagem
Foram vários os pronunciamentos durante a solenidade. Todos mencionaram, em algum momento, o nome de Carlos Vinagre, falecido promotor de justiça que atuou no município de Maracanã e que se aposentou no cargo de procurador de justiça. Por sua atuação como membro do MPPA e também como deputado constituinte, a nova sede do Ministério Público na cidade recebeu o nome de “Carlos Alberto de Aragão Vinagre”.
Promotor Eduardo Falesi homenageou o procurador de justiça e deputado constituinte Carlos Vinagre
“A contribuição do doutor Carlos Vinagre para o engrandecimento do Ministério Público não ficou adstrito à sociedade local, por ocasião da brilhante atuação nesta Promotoria, mas, sobretudo, diante do destaque no cenário nacional, na qualidade de deputado constituinte”, disse, com voz embargada, o promotor de justiça Eduardo Falesi, titular da promotoria de Maracanã.
Durante o seu pronunciamento, o promotor Eduardo Falesi fez uma homenagem aos parentes do falecido procurador Carlos Vinagre, presentes à cerimônia. Falesi também registrou os feitos do promotor de justiça Jorge Delano, ex-titular da Promotoria de Justiça de Maracanã, morto em 2014 em um acidente de carro na estrada que liga os municípios de Castanhal e Marapanim.
Os procuradores de justiça Jorge Rocha, corregedor-geral do MPPA, e Rosa Carvalho, subprocuradora-geral de justiça para a área Técnico-Administrativa, também citaram, em seus discursos os feitos do ex-procurador Carlos Vinagre e comentaram o seu papel como incentivador da melhoria dos serviços ministeriais no município.
Nova sede do MPPA em Maracanã é dez vezes maior que antiga Promotoria de Justiça
O juiz titular da comarca de Maracanã, Francisco Roberto de Souza, e Valerio Vinagre, servidor aposentado do MPPA e filho de Carlos Vinagre, também fizeram uso da palavra e destacaram a importância de o Ministério Público ter uma sede própria em Maracanã para fortalecer a sua identidade e atuação.
A solenidade contou com a apresentação da escola de música Eládio D’Almeida, responsável pela execução dos hinos nacional e estadual e de números tradicionais da cultura paraense.
Texto e fotos: Fernando Alves
Assessoria de Comunicação Social