ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Mulheres do Baixo Amazonas se reúnem para dialogar e organizar participação na COP-30

Alenquer e Monte Alegre 17/07/25 13:34

Nos dias 15 e 16 de julho foi realizada nos municípios de Alenquer e Monte Alegre a Roda de Conversa “Mulheres do Baixo Amazonas em marcha rumo à COP-30”, promovida pelo MPPA, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em parceria com o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC) e o Núcleo Mulher. Os eventos contaram com participação de mulheres negras e lideranças comunitárias da região, com o objetivo de dialogar sobre justiça ambiental e outros temas do cotidiano feminino, além de organizar a participação na COP-30.

No dia 15 de julho a Roda de Conversa foi realizada no quilombo Pacoval, em Alenquer, no plenário Antônio Nazio Viana, e no dia 16, em Monte Alegre, na escola Francisco Nobre de Almeida, com a participação das promotoras de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Nierac, e Renata Valéria Cardoso, pelo Núcleo Mulher. Os diálogos visam o fortalecimento da luta das mulheres negras da Amazônia, para elaboração de propostas que serão levadas à COP-30. “Queremos ouvir as mulheres amazônidas, que são as guardiãs do clima, para saber como ela entende a mudança de clima, com as secas, com as queimadas, e como ela vive”, destaca Lílian Braga.

Na programação dos dois municípios, pela manhã foi realizado o “Diálogo e Oficina sobre produção cultural e artística das mulheres negras”, conduzido por Danielle de Jesus Andrade. Uma roda de conversa sobre autocuidado feminino foi realizada em Alenquer, por Ingrid Sabrina Batista Costa. No período da tarde o tema nas duas cidades foi voltado para a organização das mulheres negras para participação na COP 30, conduzido por Lina Alessandra Caripuna. A organização contou com o apoio da Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval (Aconquipal), Instituto Kitanda Preta e Movimento Negro Unificado.

O resultado das escutas feitas por todo o Estado servirá como base para a elaboração de um documento para levar às autoridades na COP-30, com as demandas e informações levantadas. “Nós estamos montando uma comissão para que as mulheres do Baixo Amazonas se dirijam à Marcha das Mulheres Negras em Brasília”, informou a promotora de Justiça Renata Cardoso.

Assessoria de Comunicação 

Fale Conosco