ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA visita posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município

A visita faz parte das atividades do Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados pelo Uso de Agrotóxicos
Marabá 02/06/22 10:00

Descrição da imagem: Foto tirada em um ambiente externo. Há seis pessoas em pé, lado a lado, posando para a foto. Começando pela esquerda, há uma mulher usando camisa verde, calça preta e sapatilha preta. Ao lado dela há um homem vestindo camisa cinza, calça e sapatos pretos. Ao lado dele, há duas pessoas usando uniforme de proteção no corpo todo, na cor cinza. Por fim, há duas mulheres de camisa brancas, e calças escuras. As pessoas estão na frente de um prédio branco e verde. O piso é de cimento. Ao fundo, ao lado esquerdo, há algumas árvores.

O Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), e a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Marabá realizaram, nesta quarta-feira (1°), visita ao Posto de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizado no Km 12 da PA 150, no Distrito industrial de Marabá. A atividade faz parte da prática do Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados pelo Uso de Agrotóxicos.

O posto foi inaugurado em março de 2007, abrange 22 municípios da região, e é mantido pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuário de Marabá e Região (ACIAMAR). Na visita, o responsável técnico do posto prestou esclarecimentos sobre o funcionamento e área de abrangência, destacando que além desse posto fixo, há as ações de Recebimento Intinerante (RI), que contemplam cerca de 19 municípios da região.

Na visita, o responsável técnico explicou sobre o funcionamento do posto
Na visita, o responsável técnico explicou sobre o funcionamento do posto
Foto: CAOCP

Descrição da imagem: Foto tirada em um ambiente interno. Há 4 pessoas conversando em uma sala de paredes brancas e verde, na parte inferior. Há uma mulher usando camisa verde, calça preta e sapatilha preta. Ao lado dela há duas mulheres de camisa brancas, e calças escuras. Por fim, há um homem vestindo camisa cinza, calça e sapatos pretos. Todas as mulheres olham para ele. Ao fundo, há alguns pallets no chão. O piso é cinza.

No ano de 2021, foram recebidos, aproximadamente, 50 toneladas. Em 2022, o posto já contabiliza 10 toneladas de embalagens vazias. Por conta disso, o responsável destacou a possibilidade de instalação de postos nas outras regiões do Estado, a fim de facilitar o recebimento e a devida destinação dessas embalagens.

Participaram da visita a promotora de Justiça Josélia Leontina de Barros Lopes, da PJ de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Marabá; a promotora de Jutiça Ângela Maria Belieiro Queiroz, coordenadora do CAO CPC; Rosemeire Silva Costa, secretária da ACIAMAR; e Willen Carles Oliveira Souza, responsável técnico.

Fórum Estadual - O Fórum de Combate aos Impactos Causados Pelos Agrotóxicos foi instalado no Pará em 2015 pelo Ministério Público do Estado. Surgiu com a finalidade de intensificar as ações e estratégias de combate aos impactos dos agrotóxicos nas suas diversas áreas, tanto na questão da produção, da proteção do trabalhador, da proteção do consumidor, da população em geral e do meio ambiente.

Texto: Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão, com edição da Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco