MPPA reúne com lideranças e visita comunidades quilombolas no Marajó
Nesta semana, de 16 a 18 junho, territórios quilombolas da região do Marajó receberam a visita de promotores de Justiça do MPPA, após reunião realizada em Salvaterra no último dia 15 de junho, com as lideranças das comunidades, para ouvir demandas e tratar da situação de conflitos na região.
#PraTodosVerem: grupo de pessoas em pé, todos de máscara, em uma área externa, com cartilhas na mão
A visita às comunidades foi realizada pela titular da promotoria de Justiça Agrária de Castanhal, Ione Nakamura, e da promotoria de Muaná, Luiz Gustavo da Luz Quadros, que responde pela promotoria de Salvaterra. Um relatório das demandas apuradas será encaminhado ao Grupo de Trabalho (GT) Marajó.
#PraTodosVerem: Quatro pessoas sentadas em bancos ao ar livre, todos de máscara, tendo ao fundo vegetação e uma casa de madeira
A reunião realizada em Salvaterra foi solicitada pelas lideranças das comunidades para tratar da situação de conflitos possessórios e ambientais na região. Participaram representantes dos territórios quilombolas Rosário, São Benedito, Boa Vista, Providência, Mangueira, Paixão e Barro Alto. Foram relatadas diversas situações nas comunidades, sendo que a maioria aguarda a conclusão do processo de titulação pelo Incra.
Além de compromissos acordados, a promotora de Justiça Ione Nakamura apresentou as atribuições do MPPA na questão agrária e fundiária, e o promotor de Justiça Luiz Gustavo fez o cronograma de visitas às comunidades, que ocorreram na quarta e quinta, dias 16 e 17 de junho de 2021, respectivamente.
#PraTodosVerem: Três pessoas de pé dentro de uma sala de aula, um deles apontando para infiltrações na parede
Durante a visita, os promotores obtiveram mais informações sobre os problemas sociais e os conflitos territoriais nos territórios. Nesta sexta-feira, 18 de junho, será elaborado relatório das demandas apuradas para serem tratadas no GT Marajó.
Texto: Promotoria Agrária de Castanhal
Edição: Assessoria de Comunicação