ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA reúne com instituições para tratar de ações e políticas públicas voltadas à agroecologia

Marituba 05/03/24 16:19

O Ministério Público do Estado (MPPA), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Marituba e o Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC) realizaram, nesta terça-feira (5), reunião para tratar sobre agroecologia, pois tramita no MPPA procedimento administrativo que busca incentivar as ações e políticas públicas voltadas ao tema, decorrente da necessidade identificada durante o I Encontro de Agroecologia do Município de Marituba de realizar ações concretas no ano de 2024 com este objetivo.

No encontro ocorrido em dezembro de 2023 foram destacadas pelos participantes 22 ações necessárias ao incentivo da agroecologia. Na reunião realizada hoje, conduzida pela promotora de Justiça Eliane Moreira, foram planejadas ações destinadas a dar início ás atividades previstas como prioritárias.

Foram estabelecidos como encaminhamentos a elaboração de formação destinada a tratar dos temas: técnicas de produção agroecológica; compostagem; uso dos produtos agroecológicos na alimentação; e produção de sementes agroecológicas.

Os participantes definiram também realizar o mapeamento de atores e divulgação de produtores agroecológicos e promover uma feira agroecológica com o ciclo de produção e consumo.

Outra atividade prioritária é a necessidade de destinação de biodigestores e de material orgânico para compostagem. A Semed deverá apresentar o responsável técnico nutricionista.

Participaram da reunião representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Embrapa, IFPA/Castanhal, Grupo de Consumo Agroecológico, Escola Fazendinha, dentre outros colaboradores.

 "A ideia é que esta experiência movimente articulações e interações voltadas à agroecologia no estado do Pará, contribuindo para a transição agroecológica", enfatizou a PJ Eliane Moreira.


Texto: Assessoria de Comunicação

Fale Conosco