MPPA recomenda medidas de proteção durante posse de candidatos eleitos
Para evitar aglomerações e transmissão do novo coronavírus, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) recomendou diversas ações aos prefeitos eleitos e presidentes da Câmara dos Vereadores dos municípios de Cachoeira do Piriá e Santa Luzia do Pará.. O documento foi expedido na última sexta (11), pelo promotor Daniel Mondego Figueiredo. Os prefeitos e os representantes da Câmara têm 5 dias para responder ao pedido.
Na recomendação, o promotor orienta os prefeitos e vereadores recém eleitos para que realizem as cerimônias de posse de forma virtual. Caso não seja possível, o MPPA sugere que os eventos sejam realizados em espaços arejados e com número reduzido de convidados.
A Promotoria pede também que os prefeitos eleitos e seus correligionários não realizem eventos em comemoração à posse que causem aglomeração e ponham em risco a saúde da população.
O documento cita ainda os atuais prefeitos das duas cidades, e recomenda que não realizem festas de réveillon que possam gerar concentração de pessoas e aumentar a disseminação do novo coronavírus.
Daniel Figueiredo explica que essas medidas são importantes pois ainda não há vacinação contra a covid-19 nas cidades , portanto, a única forma eficaz de se proteger do vírus é mantendo o distanciamento social e usando máscaras. O promotor reforça ainda que a média móvel de mortes e a taxa de transmissão do vírus vem aumentando e a realização de festividades presenciais podem aumentar o número de infectados e colapsar a rede pública de saúde.
Texto: Sarah Barbosa
Edição: Edyr Falcão
Foto: Pixabay