MPPA recomenda adoção de novas medidas de combate à covid-19
Os promotores de Justiça de Tailândia, Ligia Valente do Couto de Andrade Ferreira e José Ilton Lima Moreira Junior, respectivamente titulares do 1º e 2º cargo, expediram Recomendação à Prefeitura Municipal de Tailândia e Secretaria Municipal de Saúde para que sejam adotadas novas medidas prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus.
Na Recomendação nº 02/2020, os promotores listam uma série de medidas a serem implementadas pelo Município para regularização e melhoria do atendimento à população, tais como a divulgação em massa dos informes nos meios virtuais e carros de som para as pessoas que sentirem sinais ou sintomas da covid-19 buscarem atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS).
Foi recomendado também a implementação da telemedicina ou teleconsulta com o apoio preferencial dos profissionais da saúde de grupos de risco ou impossibilitados de realizar atendimento presencial.
Destacaram ainda a manutenção dos serviços da APS com a presença dos profissionais de saúde que não fazem parte dos grupos de risco, bem como o reforço das medidas de segurança e sanitárias, tais como limpeza dos espaços e disponibilização de EPIs e álcool em gel 70% e a adoção de outras medidas necessárias para evitar o contágio nas UBSs, como separação dos fluxos de atenção dos sintomáticos respiratórios e dos pacientes com outras necessidades de saúde.
Além dessas providências, o Ministério Público do Estado recomendou o acesso dos medicamentos aos pacientes com suspeita de covid-19, desde que indicados pelo médico prescritor, antes de retornar ao seu lar.
Texto: Promotoria de Justiça de Tailândia
Edição: Assessoria de Comunicação