MPPA recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Na manhã desta quinta (8), o prédio sede do Ministério Público do Pará (MPPA) recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, como tradicionalmente ocorre no período Pré-Círio. A cerimônia ocorreu no auditório Nathanael Farias Leitão e contou com a presença do procurador-geral de justiça Gilberto Martins, das subprocuradoras Cândida Nascimento e Rosa Carvalho, do Corregedor Jorge Rocha, do Ouvidor Antônio Barleta, bem como, de promotores e servidores do MPPA, devotos de nossa senhora.
A oração foi conduzida pelo Padre Edvaldo Amaral, da Paróquia Santo Inácio de Loyola, e a homenagem musical foi realizada pela banda da Polícia Militar do Estado do Pará.
‘’Com base na preocupação com o distanciamento social, havíamos inicialmente decidido de que não teríamos essa pequena missa e homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Porém, eu confesso que fiquei com uma inquietação muito grande depois dessa decisão e resolvi autorizar. Solicitei aos diretores do Círio de Nazaré, para que nossa senhora pudesse fazer essa visita e abençoar a todos nós no Ministério Público’’, assinala o procurador-geral Gilberto Martins.
O ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, devoto de nossa senhora Nazaré, também participou da cerimônia. Emocionado, pediu bênçãos ‘’para todos aqueles que precisam de paz, saúde e proteção no mundo’’, especialmente nesse contexto de pandamia. É o terceiro ano consecutivo que o Ouvidor nacional participa do círio em Belém.
‘’Ano passado eu percorri todo o trajeto da procissão do círio, acompanhando a imagem de nossa senhora. Eu nunca tinha observado momentos de demonstração de tamanha fé das pessoas. Este ano houve essa programação aqui na Ouvidoria do Pará onde nós reiniciamos um trabalho presencial e novamente estamos aqui, o que é uma graça e uma benção de Deus muito grande’’, declara Oswaldo D’Albuquerque.
Sem procissões em função da pandemia da Covid-19, a edição deste ano do Círio de Nazaré conta com uma programação virtual que começa nesta sexta-feira (9). O Padre Edvaldo Amaral, que conduziu as orações na sede do MPPA, também cita o contexto da Covid-19 e defende a necessidade de agradecimento pelos recuperandos e a intercedência pelas das vítimas fatais da doença.

‘’Agredecemos pelas tantas manifestações do poder de Deus com um número cada vez mais ascendente de pessoas que estão se recuperando da pandemia, mas também vamos interceder por aqueles que, ao longe desde ano, nos deixaram e nos precederam no reencontro com o pai. Familiares, amigos, companheiros de trabalho, que permanecem nas nossas lembranças e gratidões e que junto de Deus vão interceder por nossa missão’’, pontua o padre.
Em mensagem final, o procurador-geral Gilberto Martins expressa que a festa religiosa do Círio de Nazaré também tem a função de ‘’trazer esperança, força e animo para enfrentamento das mazelas que lamentavelmente vem ocorrendo na nossa sociedade’’.
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação MPPA