MPPA recebe estudantes de escola pública e debate consumo sustentável
Oitenta estudantes de escolas da rede pública assistiram, nesta 4ª feira (12), uma palestra sobre o tema “Consumo Sustentável”. A atividade foi promovida pela 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). O evento foi realizado no auditório Fabrício Ramos Couto.
O 2º promotor de Justiça do Consumidor Frederico Oliveira explicou que a ação de hoje integra o Plano de Atuação 2018/2019 da Promotoria do Consumidor, com a finalidade de promover a conscientização dos futuros consumidores, como forma de complementar a vida do aluno para a preparação das próximas etapas de sua vida.
“O que repassamos hoje aqui tem muito a ver com a idade dos alunos e situação de vida de cada um. São informações sobre o Código de Defesa do Consumidor que servirão para serem aplicadas na vida, no dia a dia. As orientações sobre hábitos e atitudes ajudarão para apoiá-los em um estilo de vida sustentável”, enfatizou Frederico Oliveira.
Professor Alexandre Damasceno, Promotor Frederico Oliveira e Defensor Cássio Bitar
A atividade contou com palestra ministrada pelo professor Alexandre Damasceno da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre educação financeira. Compôs a mesa do evento o defensor Cássio Bitar, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nucom) da Defensoria Pública do Estado do Pará.
“O principal foco da palestra está no processo de educação financeira do jovem em relação ao consumo. É importante fazer um discussão sobre como o jovem de hoje pensa consumir e como isso afeta o dia a dia dele. A tecnologia tem um apelo muito forte para o consumo, como a troca constante de celulares. Esse mesmo aparelho celular é o maior vínculo de propaganda para outros produtos, por isso queremos fazê-los pensar sobre esse consumo desenfreado.
Diretor-geral do Ceaf, Rodier Ataíde, fez a abertura do evento
Durante a abertura do evento, o diretor-geral do Ceaf, Rodier Barata Ataíde, agradeceu a presença de todos e disse que o Centro de Estudos tem uma grande satisfação de receber a comunidade externa. “Não queremos atender somente nossos promotores de Justiça e servidores, mas avançar e abrir as portas do Ministério Público à sociedade, por isso estamos satisfeitos com a presença dos estudantes aqui”.
Participaram do evento estudantes das escolas estaduais Augusto Meira, Zacharias de Assunção e Barão de Igarapé-Miri
Texto: Edyr Falcão
Fotos: Alexandre Pacheco