MPPA realiza visita técnica às obras do Parque da Cidade, futuro palco da COP 30

Na última terça-feira (14), representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizaram uma visita técnica às obras do Parque da Cidade, localizado na Avenida Júlio César, em Belém. O espaço será o principal ponto de atividades da 30ª Conferência das Partes da ONU (COP 30), evento climático de maior relevância mundial, que ocorrerá em novembro deste ano na capital paraense.
A comitiva ministerial foi composta pelo promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Ambiental José Godofredo Pires dos Santos; pela promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Técnico Viviane Lobato Sobral Franco; e pelo promotor de justiça de Meio Ambiente da capital, Nilton Gurjão das Chagas - além do engenheiro químico José Orlando Sena, o engenheiro civil Rafael Sampaio Braga e a bióloga Soraia Marriba Knez - técnicos do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar do MPPA - e o servidor do CAO Ambiental Clauder Pereira Teles.
Os representantes foram recebidos pelo secretário adjunto de Cultura do Estado do Pará, Bruno Chagas Ferreira, que conduziu a visita junto a técnicos da área ambiental e florestal responsáveis pela execução da obra. Durante o encontro, foram apresentadas as principais características do futuro equipamento urbano, com ênfase nas ações de plantio e replantio de espécies nativas da flora amazônica.
Como símbolo do compromisso ambiental que a área representa, os membros do MPPA foram convidados a realizar o plantio de mudas de árvores nativas, como mogno, ipê e sumaúma. A iniciativa reforça o caráter sustentável do Parque, que está alinhado com os objetivos da COP 30 e se consolida como um marco da integração entre urbanismo, preservação ambiental e protagonismo amazônico nas pautas climáticas globais.
Texto: CAO Ambiental com edição de Ascom/MPPA