ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza visita institucional à Guarda Municipal de Belém

Belém 09/09/25 16:30

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do 3º Promotor de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial e da Tutela Coletiva da Segurança Pública de Belém, Carlos Stilianidi Garcia, realizou, nesta segunda-feira (8), visita institucional ao Comando da Guarda Municipal de Belém (GMB). A iniciativa teve como objetivo conhecer a estrutura da corporação e dialogar sobre temas relevantes à atuação da Guarda, fortalecendo a cooperação entre as instituições.

O encontro contou com a participação do inspetor-geral Esaú Cunha Araújo, das chefias operacionais, da Corregedoria, da Ouvidoria, da Federação da categoria e de integrantes do Ministério Público. Durante a visita, foram discutidas questões como as condições estruturais e operacionais da Guarda Municipal, a atuação preventiva e ostensiva, a integração com outros órgãos de segurança, a gestão disciplinar e os mecanismos de controle interno - além do uso de equipamentos, armamento e protocolos operacionais.
Também foram abordados desafios enfrentados pela corporação, como déficit de efetivo e limitações orçamentárias e institucionais, bem como propostas de cooperação técnica e troca de informações com o MPPA.
 
A visita possibilitou um diálogo direto entre as instituições, com foco na legalidade, na eficiência da atuação policial e na proteção dos direitos fundamentais da população.
 
Texto: Thayssa Moda Ascom/MPPA
 
Fotos: 3º Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial e da Tutela Coletiva da Segurança Pública de Belém

 

Fale Conosco