ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza seminário sobre os novos desafios na Proteção do Consumidor

Belém 16/09/22 16:05

Descrição de imagem: Foto colorida registrada no auditório principal do Ministério Público. Há várias pessoas sentadas na plateia, observando três pessoas, ao fundo da imagem, que estão sentadas à mesa sobre o palco.

Na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, o Ministério Público do Pará realizou o seminário “O Ministério Público Frente aos Novos Desafios na Proteção do Consumidor”. O evento foi organizado pelo Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAOCPC), coordenado pela Promotora de Justiça Ângela Balieiro e contou com a parceria das Promotoras de Justiça do Consumidor, Joana Coutinho e Regiane Ozanan, que também mediaram as mesas do evento. 

 
Foto: Alexandre Pacheco

Descrição de imagem: Foto colorida registrada no auditório principal do Ministério Público. A imagem mostra, em close, uma mulher vestida de vermelho. Ela está sentada à mesa, com um microfone a sua frente.

"Estamos neste evento para refletirmos sobre os avanços e desafios que o Código do Consumidor nos impõe diante da grande demanda de consumo pela população e das ofertas de produtos e serviços em nossa sociedade. Temas como a contaminação por mercúrio e agrotóxicos tem relação com o consumo, bem como a atuação do MP na segurança alimentar e o papel da vigilância sanitária na fiscalização do açaí. Todas essas questões estão relacionadas com a relação de consumo", destacou a coordenadora do CAOCPC Ângela Balieiro.

 
Foto: Alexandre Pacheco

Descrição de imagem: Foto colorida registrada no auditório principal do Ministério Público. Há várias pessoas sentadas na plateia, observando três pessoas, ao fundo da imagem, que estão sentadas à mesa sobre o palco. Na parede há uma tela branca onde é projetada uma apresentação com o título "Mercúrio e Agrotóxico na Saúde Humana"

“A minha palestra buscou chamar atenção para o problema do mercúrio e agrotóxicos, principalmente em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas” afirmou o médico, pesquisador do Instituto Evandro Chagas e doutor em Saúde Coletiva, Antônio Marcos Mota Miranda, que ministrou a primeira palaestra.

 
Foto: Alexandre Pacheco

Descrição de imagem: Foto colorida registrada no auditório principal do Ministério Público. Há três pessoas sentadas à mesa. Atrás delas, há uma tela branca onde é projetada uma apresentação.

O pesquisador teve como tema as “Contaminações das Populações por Agrotóxicos e Mercúrio”. De acordo com o palestrante, essas populações sofrem, principalmente, com a contaminação dos rios devido o garimpo ilegal e dos grandes projetos agrícolas desenvolvidos na amazônia. A mediadora dessa mesa foi a promotora de Justiça do Consumidor, Joana Coutinho.

 
Foto: Alexandre Pacheco

Descrição de imagem: Foto colorida registrada no auditório principal do Ministério Público. Há quatro pessoas sentadas à mesa. Atrás delas, há uma tela branca onde é projetada uma apresentação.

O evento contou ainda com as palestras “Contaminações das Populações por Agrotóxicos e Mercúrio”, ministrada pela mestra em Ciência Animal e técnica do Grupo de Apoio Técnico Disciplinar (GATI) do MPPA, Maria do Carmo Farias, e “O papel da Vigilância Sanitária municipal na fiscalização do açaí”, apresentada pela mestra em Ciência Animal e Departamento de Vigilância Sanitária de Belém (DEVISA), Stela Velar. A mediadora das duas últimas mesas foi a promotora de Justiça Regiane Ozanan.

 

Assessoria de Comunicação

 

 

 

Fale Conosco