MPPA realiza rodas de conversa em escolas públicas por meio do projeto "O Despertar Cidadão: Ministério Público nas Escolas”

O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de São João do Araguaia, promoveu uma série de palestras em escolas dos municípios da região. Além do município, Palestina do Pará e Brejo Grande do Araguaia também receberam a agenda, que integra o projeto “O Despertar Cidadão: Ministério Público nas Escolas”. O objetivo é aproximar a instituição do ambiente escolar e incentivar a formação cidadã desde cedo.
Com início no dia 19 deste mês, as palestras foram ministradas na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Abel Figueiredo, em São João do Araguaia; e na Escola Municipal de Ensino Fundamental 21 de Abril, em Palestina do Pará. No dia 20, a atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Brejo Grande do Araguaia.
Voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio, as palestras abordaram temas fundamentais para a formação cidadã, como o papel do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais e na promoção da justiça social, a importância da cidadania ativa, o respeito às leis, a participação social, o combate à corrupção e a proteção de grupos vulneráveis - como crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
Durante as palestras, foram discutidos também temas relacionados à prevenção e combate à violência e discriminação, incluindo o reconhecimento de situações de abuso, bullying e violência doméstica.
Além disso, houve um incentivo à participação juvenil na construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. O conteúdo foi apresentado de forma acessível e dinâmica, com exemplos práticos e momentos de diálogo para esclarecimento de dúvidas.
A Promotoria de Justiça de São João do Araguaia, representada pelo promotor de justiça titular Jefferson Ferreira Coelho, seguirá com as rodas de conversas inseridas neste projeto, que ressalta seu compromisso com a educação para a cidadania e o fortalecimento da rede de proteção aos direitos da infância e juventude, promovendo valores que contribuem para a construção de uma sociedade mais ética e consciente.
Texto: Promotoria de Justiça de São João do Araguaia, com edição de Patrick Dias. Ascom/MPPA.
Fotos: Promotoria de Justiça de São João do Araguaia.