ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza roda de conversa com mulheres da Comunidade Agroextrativista do Pirocaba, em Abaetetuba

Abaetetuba 25/08/25 08:00

No dia 19 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Núcleo Mulher e do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Ciência e Vozes da Amazônia, promoveu uma roda de conversa e escuta ativa com mulheres da Comunidade Agroextrativista do Pirocaba, localizada em Abaetetuba/PA. Com o objetivo de aproximar a instituição das realidades locais, ouvindo diretamente as demandas das mulheres da comunidade e fortalecendo o diálogo sobre enfrentamento à violência de gênero e justiça climática.

O encontro, que faz parte de um projeto de Escuta de Mulheres do Núcleo Mulher, foi facilitado pelas promotoras de Justiça Renata Valéria Pinto Cardoso, coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher (Núcleo Mulher); Lílian Regina Furtado Braga, coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC); e Cláudia Regina Duarte, promotora de Justiça do Estado do Espírito Santo e assessora auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A roda de conversa também contou com a parceria da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e da – Associação dos Agroextrativistas, Pescadores e Artesãos do Pirocaba (ASAPAP), que colaboraram para viabilizar o encontro e fortalecer a escuta ativa da comunidade.

O evento foi marcado por relatos emocionantes, onde os moradores tiveram oportunidade apresentar as dificuldades e necessidades específicas das mulheres que residem na comunidade. A escuta ativa possibilitou uma maior aproximação entre a instituição e as lideranças locais, sendo importante espaço de diálogo direto para compreender os desafios cotidianos enfrentados pelas mulheres amazônidas.
 

Texto e fotos: Núcleo Mulher e Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial  do MPPA, com edição de Patrick Dias. Ascom/MPPA

 

Fale Conosco