MPPA realiza reunião virtual para discutir ajustes no projeto para Gestão de Conflitos Territoriais Rurais

Na última quarta-feira, 5, o Ministério Público do Pará realizou sua 1ª Reunião Técnica para adequações e ajustes no Plano de Trabalho do Projeto “Gestão de Conflitos Territoriais Rurais”. A reunião foi realizada em sessão virtual através da plataforma Google Meet e buscou estabelecer um plano de ação para alcançar as metas restantes definidas no início do projeto.
Um dos pontos que também teve destaque no debate foi sobre a execução do projeto no contexto da pandemia e como as ações poderiam ser adaptadas. Um exemplo disso é o Seminário previsto para a região agrária de Castanhal, que agora acontecerá de forma virtual e poderá incluir os participantes de outras regiões.
Em relação à contratação da equipe técnica para a continuidade na implantação das Câmaras de Tratamento de Conflitos, está sendo avaliada a possibilidade de uma seleção virtual para garantir a segurança dos candidatos e avaliadores. Também estão sendo propostos ajustes nos valores das bolsas e definição de metas (quanti e qualitativas), com relação aos números de casos e o potencial de institucionalização das câmaras.
A partir desse encontro virtual, foram definidos dois subgrupos que que atuarão de forma mais específica: O subgrupo 1 atuará na adequação das câmaras (definição de metas e equipe técnica); O subgrupo 2 será responsável pelas adequações das metas do projeto como um todo aos recursos disponíveis.
Participaram da reunião a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional CÍVEL, Daniela Souza Filho Moura; a PJ Agrária de Redenção, Herena Neves Maués Corrêa de Melo; a PJ Agrária de Santarém, Ione Missae Da Silva Nakamura; a PJ de Santa Izabel e Coordenadora Auxiliar do CAO CÍVEL, Lilian Nunes e Nunes; a PJ de Cametá, Louise Rejane De Araújo Silva Severino; o PJ de Muaná, Luiz Gustavo Da Luz Quadros; a Assessora Técnica do CAO Cível, Danielle Santos Da Cunha Cardoso; o gestor do projeto, Edwaldo Lopes Da Silva; a Assessora do Núcleo de Questões Agrárias e Fundiárias, Gracilda Leão; e a Bióloga/Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Soraia Marriba Knez Soares.
Texto: Thiago Vasconcellos, Ascom MPPA