MPPA realiza reunião com Polícia Civil para discutir sobre procedimentos realizados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital e do Núcleo de Proteção à Mulher promoveu, no último dia 15, uma reunião de trabalho com representantes da Polícia Civil, para discutir sobre a rede de proteção, atendimento e orientação necessários à mulher nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM).
O encontro contou com a presença da promotora de Justiça Darlene Rodrigues Moreira; da coordenadora do Núcleo Mulher do MPPA e promotora de Justiça, Luziana Dantas; promotor de Justiça Sandro Chermont e a diretora da DEAM, delegada de Polícia Civil Ana Paula Correa. Também estiveram presentes representantes da Secretaria e Ouvidoria da Mulher.
Na oportunidade, foram discutidas questões acerca da orientação nos procedimentos existentes na DEAM, pois os servidores estão sendo capacitados para realizar um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. Outro assunto debatido foi o procedimento dos Inquéritos Policiais (IPLs), que abrange desde testemunhas a provas virtuais.
Com base nessas informações, as Promotorias deliberaram algumas orientações à Polícia Civil, com objetivo de que as mulheres encontrem apoio e acolhimento na rede, objetivando que a mesma proceda legalmente caso sinta-se vítima de alguma violência. Entre as sugestões, estão: a criação de um grupo reflexivo para homens e mulheres, além da implantação de projetos conveniados como ParaPaz e Projeto Assembleia Paraense.
Texto: Bianca Galhardo, Ascom/MPPA
Foto: Agência Pará