ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza primeira reunião para construção do Plano Estratégico Institucional

Com a ajuda de membros e servidores a instituição começa a traçar seus objetivos estratégicos para os próximos 10 anos
Belém 15/04/19 15:24

Com a contribuição de membros e servidores, o MPPA realizou nos dias 10 e 12 de abril, a 1ª Reunião de Trabalho para a Construção do Plano Estratégico Institucional do MPPA referente ao período 2020/2029.

Nessa primeira etapa, o órgão definiu a base estratégica institucional, traçando objetivos estratégicos direcionados à busca de resultados de impacto à sociedade nos próximos 10 anos, bem como objetivos que irão contribuir ao alcance dos objetivos estratégicos.

Participaram da oficina procuradores de Justiça, promotores de Justiça coordenadores da capital e do interior e PJs indicados pelos coordenadores, além de diretores e assessores das unidades administrativas internas.

 
Foto: Ascom MPPA

Na abertura da oficina o procurador de Justiça decano, Manoel Santino Júnior, destacou a importância do planejamento estratégico. “Precisamos gerar indicadores e estudar os dados existentes no MP para trabalharmos essa informação de forma estratégica. A ideia é que, no futuro, tenhamos uma atividade permanente de planejamento”, disse.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e Gestor do Plano, Promotor de Justiça José Maria Costa Lima Junior, “o planejamento estratégico nos indica o caminho certo mostrando onde estamos hoje e onde queremos estar no futuro. Irá facilitar o trabalho de todos nós assegurando mais resolutividade e, consequentemente, um melhor resultado para a sociedade”.

 
Foto: Ascom MPPA

O evento seguiu a mesma metodologia do Conselho Nacional do Ministério Público. No primeiro dia os participantes tiveram uma introdução do que é o planejamento estratégico institucional e apreenderam sobre a construção da base estratégica identificando os valores e a visão de futuro da instituição. O segundo dia foi para debater os objetivos de contribuição onde cada participante apresentou sugestões do que fazer para alcançar esses objetivos. Essas etapas do trabalho foram coordenadas pela equipe da Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico do MPPA (COGEPE).

 
Foto: Ascom MPPA

Segundo a Coordenadora da COGEPE, Marly Nery, “o sucesso do Plano está perfeitamente sustentado no tripé de sua concepção, qual seja, captação de recursos externos, para fortalecer o orçamento da instituição; qualificação de membros e servidores, principalmente em projetos e processos e na comunicação, concomitante a construção, execução e acompanhamento/avaliação do Plano. Além disso, estará alinhado ao Planejamento nacional e ao Plano Plurianual do Estado, inevitáveis para a viabilização do Plano”.

Para a subprocuradora-geral para a área Técnico-Administrativa, Rosa Maria Rodrigues Carvalho, o trabalho foi bastante positivo. “Certamente nós saímos daqui sabendo um pouco mais sobre planejamento estratégico e vamos nos tornar agentes multiplicadores incentivando nossos colegas a pensarem nosso planejamento estratégico”. Concluiu sua fala perguntando “Quem aceita o desafio?”, destacando o slogan do evento.

 
Foto: Ascom MPPA

A subprocuradora-geral para a área Jurídico-Institucional, Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento, que representou o Procurador-geral no evento reforçou: “nós precisamos de fato ter rumo, estratégia, saber o que faremos, como faremos e onde queremos chegar. Porém, sem planejamento, não conseguiremos chegar muito longe”, concluiu.

A construção do Plano terá uma segunda etapa, a ser divulgada, oportunamente, a todos os membros e servidores, momento em que serão definidos metas e ações (programas, projetos, processos de trabalho e iniciativas).

Texto: Ascom MPPA

 

 

 

Fale Conosco