MPPA realiza palestras sobre conflitos agrários e atuação no combate à criminalidade para novos delegados e investigadores da Polícia Civil

Nesta quinta-fa, 30, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotora de Justiça Agrária da 1ª Região, Ione Nakamura, e do Promotor de Justiça com atuação na área criminal, Harrison Bezerra, ministrou palestras no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Estado do Pará (IESP) para os novos delegados e delegadas, investigadores e investigadoras da Polícia Civil.
Pela manhã, a palestra da PJ Ione Nakamura abordou temas relacionados aos conflitos agrários, fundiários e grilagem de terras no Estado do Pará, bem como a atuação do sistema de Justiça e dos órgãos com atuação relevante na temática, destacando as Delegacias Especializadas em Conflitos Agrários (DECAS), presente nas 5 regiões agrárias do Estado do Pará.
A Promotora de Justiça Agrária destacou a importância da atuação preventiva para reduzir a violência no campo, a cautela no atendimento de casos que envolvam conflitos agrários e fundiários, bem como a recomendação para desocupação ou reintegração de áreas serem precedidas de ordem judicial, dada a complexidade da matéria.
No período vespertino, o PJ Harisson Bezerra enfatizou a atuação do Promotor de Justiça criminal no combate à criminalidade e numa conversa franca e aberta postulou as dificuldades e os desafios que os novos profissionais irão enfrentar nos diversos municípios paraenses, colocando a parceria e a atuação institucional articulada como estratégia para um resultado mais efetivo de combate aos crimes e violações de direitos.
O evento foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e fortalecimento das estratégias de enfrentamento aos desafios agrários no Pará. A presença dos Promotores de Justiça enriqueceu o debate e reforçou a importância da atuação conjunta das instituições no combate a problemáticas tão relevantes para a sociedade paraense.
Texto e fotos: Promotoria de Justiça Agrária da 1ª Região