ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza lançamento de projeto de empoderamento empreendedor a mulheres

O objetivo é entender a necessidade de um trabalho local acerca da prevenção e repressão à violência contra mulheres.
Belém 17/05/19 13:08

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica, através do promotor de Justiça Franklin Lobato Prado, reuniu, na quinta-feira (16), na Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Centrão), com lideranças da Igreja Católica e outras instituições, para o lançamento do projeto “Mulheres Superpoderosas no Jurunas". A iniciativa busca atender demandas de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social.

O projeto é a soma de esforços e outros projetos de vários órgãos, como Defensoria Pública do Estado do Pará; Defensoria Pública de Benevides; Capta Projetos; Paróquia Santo Antônio de Lisboa; Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará (Adpep); Instituto de Desenvolvimento Social de Benevides; Instituto Embelleze; Polícia Militar do Pará; Faculdade Fibra; Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), através da Diretoria de Reinserção Social; além da sociedade civil organizada de Benevides com o Projeto “Conhecimento, Alforria da Mulher”.

A 3ª promotoria de Justiça de Violência Doméstica é parceira do Mulheres Superpoderosas no Jurunas, através do projeto ‘’Empoderamento Empreendedor". Todos os núcleos de atuação e projetos das diversas instituições tem o objetivo unanime desenvolver trabalhos de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres na região metropolitana de Belém.

O  promotor de Justiça Franklin Lobato Prado diz que há necessidade de um trabalho local acerca da prevenção e repressão à violência contra mulheres a fim de empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica. “Ao se falar de empoderamento existe a necessidade de propiciar os mecanismos para tal, e isso se dará através da implementação desses projetos que irão priorizar a profissionalização com a coordenação do Capta Projetos e apoio dos parceiros mencionados, a capacitação e o acesso a informações”, pontua o promotor.

No lançamento do Mulheres Superpoderosas no Jurunas foi apresentada a programação das atividades do projeto Empoderamento Empreendedor. Até o final de junho 2019, serão realizadas palestras, oficinas, rodas de conversas sobre a temática, além de cursos de cunho profissionalizante.

 
Foto: 3ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica

Para a viabilização do projeto específico da promotoria de Justiça de Violência Doméstica, foi necessário estabelecer parcerias com instituições e empresas que ofertam qualificação profissional, inclusão no mercado de trabalho local e oficinas empreendedoras, voltada ao público das mulheres, sendo realizados no Centrão e nas comunidades da Paróquia Santo Antônio de Lisboa.  

Oficinas ofertadas de 16/05 a 27/06/2019 pela (sujeito à alterações)

Estética, saúde da mulher, defesa pessoal, Lei Maria da Penha, Paisagismo, organização de cooperativas, crime de Feminicídio, Produção artesanal e culinária.

Área de abrangência: Jurunas/ Centrão

Como Ser Um Parceiro ou Voluntário do Projeto ''Empoderamento Empreendedor"?

Para se tornar um parceiro é necessário se sensibilizar à causa e realizar propostas de cursos ou palestras que atendam às necessidades do público atendido.

Será utilizado um cadastro na própria Igreja Católica. Posteriormente, se planeja criar um cadastro virtual de pessoas atendidas na Delegacia Especializado no Atendimento à Mulher (DEAM), no Ministério Público e no Judiciário, nos moldes do cadastro das medidas protetivas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A 3PJVDFM está negociando outras parcerias com: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Pará), Natura e outros órgãos e empresas com projetos de sucesso no enfrentamento da violência doméstica em todo o Estado do Pará.

Texto: 3ª PJ de Violência Doméstica
Edição: Ascom MPPA

 

Fale Conosco