MPPA realiza escuta social voltada à pessoa idosa nos municípios de Piçarra e São Geraldo do Araguaia

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Promotor de Justiça Erick Fernandes, realizou nos Municípios de Piçarra (no dia 05) e em São Geraldo do Araguaia (no dia 07), escutas sociais com ênfase nos direitos da pessoa idosa.
Os eventos contaram com significativa participação de pessoas idosas de ambos os municípios que puderam entender melhor acerca da atuação dos órgãos que incumbidos da defesa e garantia de seus direitos. Ainda na ocasião foi possível verificar os pontos sensíveis das demandas específicas do grupo em cada município e também promover a conscientização acerca de alguns dos direitos da pessoa idosa e orientações sobre como agir em casos de violação de direitos.
Participaram da escuta social ocorrida na Câmara dos Vereadores do Município de São Geraldo do Araguaia: Antônio José dos Santos (Juiz de Direito), Francisco dos Santos (Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa), Suely Andrade (Secretaria Municipal de Assistência Social) dentre outros colaboradores da rede de garantias.
Ao final do evento, o público pôde contar com orientações de modo individual e trazer ao conhecimento do Ministério Público suas principais necessidades.
Para o Promotor de Justiça Erick Fernandes: “as escutas sociais têm como finalidade ouvir dos idosos e verificar as políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas idosas nos dois Municípios, saber como estão acontecendo os serviços públicos de lazer, saúde e acesso a outros serviços básicos."
Para o Juiz de Direito Antônio José dos Santos: “o mapeamento das dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas é muito importante porque permite trabalharmos como um todo de forma direcionada para coibir esses problemas.”
Texto: Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia, com jurisdição por Piçarra.