MPPA realiza ato de aposição da foto do ex-PGJ César Mattar Jr. na Galeria de Procuradores-Gerais
%20(1).jpeg)
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou nesta terça-feira, 19 de agosto, a cerimônia de aposição da fotografia do promotor de Justiça César Bechara Nader Mattar Júnior na Galeria de Procuradores-Gerais da instituição. O evento ocorreu no Salão Nobre da Procuradoria-Geral de Justiça, no prédio-sede do MPPA, em Belém.
Atual desembargador nomeado do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), César Mattar Jr. foi procurador-geral de Justiça do MPPA nos biênios 2021–2023 e 2023–2025. Sua imagem agora integra a galeria institucional ao lado dos demais ex-chefes da instituição, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição ao órgão ministerial.
A imagem de César Mattar Jr. passa a integrar a galeria ao lado dos registros de Arthur Cláudio de Oliveira Melo (1982–1988), Edith Marília Maia Crespo (1988–1995), José de Ribamar Coimbra (1992–1993), Manoel Santino Nascimento Junior (1995–1998), Geraldo de Mendonça Rocha (1999-2003 | 2007-2011) , Francisco Barbosa de Oliveira (2003–2007), Antonio Eduardo Barleta de Almeida (2011–2013), Maria da Graça Azevedo da Silva (in memoriam), Marcos Antônio Ferreira das Neves (2013–2017) e Gilberto Valente Martins (2017–2021).
Autoridades e integrantes da instituição prestigiaram a homenagem
Durante o evento, o atual PGJ, Alexandre Tourinho, prestou uma homenagem ao antecessor. "O nome do PGJ César Mattar Jr. jamais será esquecido por nós, não só pela administração que está aqui, mas pela simplicidade e respeito que ele teve por todo mundo", destacou Tourinho em seu discurso.
Ele também ressaltou a importância da nomeação de César Mattar Jr. para o Tribunal de Justiça como uma conquista não apenas para o Judiciário, mas também para o próprio MP: "Nós teremos, em um desembargador, a referência não só de um magistrado imparcial, mas a referência de um magistrado que fez toda uma carreira dentro do Ministério Público e vai levar a visão constitucional, a visão de garantias de direitos — a garantia total, e não uma garantia monocular — do Ministério Público ao TJPA."
A presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), Ana Maria Magalhães de Carvalho, também participou do evento e enalteceu a trajetória de César Mattar Jr. "Hoje celebramos uma trajetória construída com coragem, com integridade e um amor genuíno pela instituição. César deixa seu nome gravado com justiça entre aqueles que mais contribuíram para a consolidação e fortalecimento do Ministério Público do Estado do Pará. Sua atuação como PGJ foi marcada por um legado ímpar sob sua liderança", declarou.
Ela ainda destacou que a foto "é um símbolo de um tempo, de uma liderança que marcou vidas, que transformou o Ministério Público e que continuará inspirando aqueles que a virem depois".
Trajetória institucional
Em seu discurso, César Mattar agradeceu aos colegas e refletiu sobre sua trajetória na instituição. "Para que uma página do Livro da Vida possa ser aberta, nós temos que fechar uma outra [...], mas, nem que eu quisesse, seria rigorosamente impossível me desconectar da instituição. As minhas raízes estão fincadas nessa instituição. O Ministério Público me deu tudo, além de amigos, de experiência, de crença. Me deu rigorosamente tudo nesses 31 anos de serviço prestado à sociedade", destacou emocionado.
Ele também relembrou sua relação com a classe ministerial. "Ninguém ocupou os cargos que eu tive o privilégio de ocupar, graças à minha classe. Eu nunca perdi uma eleição, é outro orgulho que eu carrego. Porque não foram só organismos administrativos, foi pela minha classe e a ela eu deverei, até o fim da minha jornada profissional", concluiu.
César Mattar Jr. ingressou no MPPA em setembro de 1994, após atuar como advogado e defensor público. Ao longo de sua carreira, assumiu diversas funções de liderança, incluindo a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) no período de maio de 2023 a maio de 2024, sendo o primeiro membro do MP paraense a ocupar essa presidência.
No decorrer de sua trajetória, também presidiu a Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) nos biênios 2006/2008 e 2008/2010, e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) entre 2010 e 2014, sendo o primeiro membro de um MP do Norte a presidi-la.
Texto: Assessoria de Comunicação do MPPA
Fotos: Alexandre Pacheco