MPPA realiza atividade lúdica com fantoches alertando sobre o uso seguro das redes sociais

Nesta quarta-feira, 6, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através da 1ª Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marituba em exercício, Mariela Corrêa Hage, realizou palestra de forma lúdica juntamente com sua equipe através de apresentação com fantoches (peça de teatro), sobre o uso seguro das redes sociais a fim de trabalhar a prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo como objetivo alertar sobre os perigos de abusos e condutas ilícitas na internet.
A palestra ocorreu no auditório da Escola Construindo Cidadania, também conhecida por Centro de Educação Profissional Dom Aristides Pirovano (CEPDAP) e contou com a participação ativa de alunos da Escola São José, sendo 4 turmas do ensino fundamental, 1° e 2° ano e também da Escola Eudamidas, com 1 (uma) turma do Pré 2, ambas localizadas no Município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Ao todo, 100 alunos estiveram presentes, além de professores e membros da comunidade escolar.
Durante a apresentação, a Promotora de Justiça enfatizou a importância do uso equilibrado das ferramentas interativas disponíveis na internet. Na apresentação da peça de teatro, abordou-se temas relacionados a diversos crimes e violações que podem ocorrer tanto no ambiente virtual, quanto familiar.
Como parte da campanha "Navegue, não naufrague nas redes sociais", foram distribuídas cartilhas produzidas em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), visando fornecer informações úteis e práticas para as crianças, quanto ao uso seguro das redes sociais.
Essa iniciativa faz parte do Plano de Atuação biênio 2023/2024 das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, das Pessoas com Deficiência e do Idoso de Marituba e estão previstas novas palestras em outras escolas da rede municipal e estadual de Marituba, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes na era digital.
Texto e fotos: 2ª PJ de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marituba, com edição de Ascom/MPPA