ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza ações de cidadania no município de Soure

Soure 27/03/24 09:20

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Soure e o Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do cidadão (CAO CPC) promoveu ação de cidadania direcionada à população de Soure. O evento foi realizado sob a coordenação da Promotora de Justiça Ângela Balieiro, coordenadora do CAO CPC com apoio local da Prefeitura Municipal, sob titulação de Guto Gouveia,  além do 8º Batalhão da Polícia Militar, sob o comando da Tenente Coronel Cristine. 

A referida atividade é produto do projeto institucionalizado pelo CAO CPC, intitulado MP+CIDADANIA, o qual busca, por meio de articulação com parceiros governamentais e não governamentais, proporcionar atividades de cidadania em áreas  urbanas e rurais. 

Assim, é promovida a facilitação dos serviços de acesso à saúde (atendimento médico, odontológico, psicossocial), expedição de documentos, balcão de direitos, capacitação para inserção ao mercado de trabalho, orientação jurídica e oficinas de geração de renda rápida. 

Este formato do programa teve participação essencial da Marinha do Brasil com a profissionalização de 90 Marinheiros Fluviais Auxiliares de Convés e Máquinas certificados pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. 

Participaram nesta primeira fase da ação: Polícia Civil, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 8ª Região, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).  Integraram a ação mais de 40 colaboradores que realizaram 12.071 atendimentos.

Finalizando a primeira semana, foi organizada Feira do Artesão onde as pessoas atendidas pela equipe da SEASTER durante a semana que receberam orientação e regularização de sua situação com carteira emitida e entregue pela secretaria, puderam expor seus produtos.

As ações seguem em Soure até o dia 28 de março com a presença do Navio Pará que dará continuidade aos atendimentos médicos e odontológicos com orientação  sobre a navegação segura e a prevenção aos acidentes com escalpelamento. Além disso, serão arrecadadas doações de cabelos para confecção de perucas pela ONG AVP, destinada às vítimas de escalpe. 


Texto e fotos: CAO CPC

 

Fale Conosco