ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza Ação social no bairro da Condor

O Ministério Público do Estado (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Registros Públicos, realizou nesta segunda-feira (14) a ação social “O Registro de Nascimento e os Direitos de Cidadania”. A ação, ocorrida na Paróquia São Judas Tadeu no bairro da Condor em Belém, é voltada à emissão gratuita de certidões.
Belém 14/05/18 14:55

 

O Ministério Público do Estado (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Registros Públicos, realizou nesta segunda-feira (14) a ação social “O Registro de Nascimento e os Direitos de Cidadania”. A ação, ocorrida na Paróquia São Judas Tadeu no bairro da Condor em Belém, é voltada à emissão gratuita de certidões.

A ação social contou com os serviços de emissão da 1ª certidão, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, e retificação nas certidões. A gerente de vendas, Silva Garcia, soube da Ação Social pela Internet e aproveitou para tirar a certidão da filha. “A minha família se mudou, e com isso acabamos perdendo a certidão da minha dela, que tem 10 anos. Então, eu vim até aqui tirar a 2ª via para ela, porque é extremamente importante ter a certidão para retirar outros documentos. Eu soube pela internet que teria essa ação, que é de fundamental importância para a sociedade, para que as pessoas tenham um acesso rápido e prático a essas situações que cotidianamente não temos. Uma certidão em Belém custa quase 200 reais, e hoje temos este serviço gratuitamente, e isso facilita muito pro cidadão”, explicou.

1526320255451098.JPG

Os promotores de Justiça João Gualberto dos Santos Silva e Maria do Carmo Martins Lima, deram início a ação com palestra ressaltando a importância e os cuidados que se devem ter com os documentos e também foi abordado sobre modificações que ocorreram em relação aos registros públicos. Ao final da palestra as pessoas puderam expressar suas dúvidas, todas sanadas pelos promotores.

_DSC0118.JPG“A relevância desta ação reside em providenciar esses documentos às pessoas que não os possuem, bem como sair do MP e vir de encontro às dificuldades que o cidadão enfrenta referentes aos registros, tendo um contato direto com a população”, disse o promotor de Justiça João Gualberto.

Durante a ação também foi possível fazer correções nos registros de casamento. “A minha certidão de casamento tem um erro, e eu vim fazer a correção. Já tentei fazer esta correção algumas vezes, mas eu teria que pagar, e como estou desempregada, achei uma ação ótima”, disse a dona de casa, Leidianne dos Santos.

_DSC0126.JPG

Para a Promotora de Justiça Maria do Carmo a Ação Social aproxima o Ministério Público da Comunidade. “Para nós é uma alegria muito grande fazer esta ação extrajudicial que nos aproxima da comunidade, de forma a ajudar, melhorar e dar tranquilidade, neste sentido, à vida das pessoas, porque muitas não sabem como proceder para corrigir quando o registro sai com o nome errado. As consequências de um nome escrito com erro são terríveis para a sociedade”, explicou a Promotora.

_DSC0135.JPG

A estudante Jéssica das Mercês que compareceu à Ação Social para tirar a 1ª via da certidão foi atendida rapidamente e se disse satisfeita com o serviço. “A 1ª via da minha certidão foi emitida com uma letra do meu nome rasurada, e eu tinha problemas em retirar os outros documentos, porque eles não aceitavam. Hoje foi solicitada a 2ª via da minha certidão, sem rasura. E poderei buscá-la daqui a 90 dias”, disse Jéssica.

Texto: Maryane Brito
Revisão: Mônica Maia
Fotos: Alexandre Pacheco

 

Fale Conosco