MPPA realiza ação em Almeirim com foco na cidadania e no combate ao escalpelamento

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO-CPC), realizou, nos dias 19 e 20 de agosto, uma ação cívico-militar no município de Almeirim. A iniciativa integrou o projeto “MP+Cidadania” e contou com a parceria da Marinha do Brasil, da Promotoria de Justiça local, do Governo do Pará, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Almeirim, além de outras instituições.
Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços à população, como atendimentos médicos e odontológicos, realização de exames, emissão de documentos civis, atividades educativas, entre outros.
Os promotores de Justiça Antonio Moreno Boregas e Rego e Vinicius Domingues Maciel participaram da programação, ministrando palestras sobre cidadania e a missão institucional do Ministério Público para estudantes de escolas da região.
Projeto MP+Cidadania
O projeto “MP+Cidadania” é uma iniciativa do MPPA voltada à promoção da cidadania e à defesa dos direitos fundamentais, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Através de parcerias com órgãos públicos, como a Marinha do Brasil, o projeto viabiliza ações itinerantes que oferecem serviços de saúde, atendimentos extrajudiciais, orientações jurídicas, emissão de documentos, atividades educativas e a atuação direta de membros do Ministério Público.
O promotor Nadilson Portilho destacou a relevância da estratégia institucional do MPPA nessas ações conjuntas. “Trata-se de uma força-tarefa que reúne parceiros, instituições, Promotores e Procuradores de Justiça. Nessas iniciativas, o CAO-CPC dá suporte aos membros com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça. Na ação realizada em Almeirim, contamos com a atuação dos excelentes Promotores de Justiça Antonio Moreno Boregas e Rego e Vinicius Domingues Maciel”, ressaltou.
Texto e fotos: CAP CPC