ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza 4ª Reunião Regional do projeto 'Mãos Unidas', com foco em políticas públicas de saúde mental

Capanema 19/09/25 16:10

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu, no dia 18 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Capanema, a 4ª Reunião Regional Institucional Ampliada do projeto “Mãos Unidas: Políticas Públicas Integradas em Saúde Mental”. A iniciativa tem como principal objetivo articular e fortalecer a atuação conjunta entre o MPPA, instituições públicas e a sociedade civil para o enfrentamento das demandas relacionadas à saúde mental na região.

Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais (CAODS) e coordenado pela promotora de Justiça Leane Barros Fiuza de Melo, o projeto busca integrar as políticas públicas de Saúde, Educação e Assistência Social em diversos municípios do Estado, incluindo Belém, Abaetetuba, Castanhal, Marabá, Parauapebas, Santarém e, agora, Capanema.

A reunião contou com promotores de Justiça, representantes de entidades públicas e lideranças da sociedade civil comprometidas com a pauta da saúde mental. O foco do encontro foi discutir estratégias intersetoriais para garantir o acesso da população a serviços especializados, a efetivação de direitos e a promoção da inclusão social de pessoas em sofrimento psíquico.

Estiveram na mesa a promotora de Justiça e coordenadora do projeto, Leane Fiuza Melo; a promotora de Justiça Ioná Nunes; o promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Capanema, Flávio Montalvão; e o coordenador das Promotorias de Justiça de Capanema, Arthur Diniz. O ouvidor-geral do MPPA, Cláudio Bezerra de Melo, também participou da 4ª edição do projeto, explicando a importância do trabalho da ouvidoria e enumerando os canais de acesso disponíveis à população.

A promotora Leane Fiuza destacou a importância da escuta ativa e da construção coletiva na atuação do Ministério Público.

“O que nós queremos é discutir as novidades, o que não se discutia antes, e construir com vocês essa nova forma de atuar no Ministério Público. Espero que em Capanema isso faça diferença na vida de cada um, da sociedade e do mundo. Porque, se você muda, o mundo também muda”, afirmou.

 

Texto: Hannah Franco/Ascom

 

Fale Conosco