ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promoveu em setembro atividades voltadas à pessoa com deficiência

Promotoria realizou várias ações com instituições parceiras dedicadas à pessoa com deficiência
Castanhal 30/09/21 12:05

Descrição: Há nove pessoas em pé, cinco mulheres e quatro homens, ao lado umas das outras e com as mãos estão fazendo o símbolo que significa "amo você" na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que consiste no polegar, indicador e dedo mindinho levantados, e os outros dedos abaixados. Todos usam máscaras. Na frente das pessoas há uma mesa cinza, com papéis, um celular e um microfone em cima, e atrás delas há um painel com o logo do Ministério Público.

Neste mês, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Idosos, Pessoa com Deficiência, Órfaos, Interditos e Ausentes de Castanhal, por meio de sua titular Promotora de Justiça Sabrina Kalume, realizou várias atividades marcando a luta da pessoa com deficiência. Houve ações e reuniões em parceria com o Núcleo Acessar/UFRA, Coordenação Estadual das Políticas para o Autismo, Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Comissão da OAB/PCD, Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com deficiência e Associação Mãos Dadas Cromossomos 21 de Castanhal.

O mês finalizou com a realização do I Diálogo da Pessoa com Deficiência em Castanhal, com a parceria da Associação Mãos Dadas Cromossomos 21, OAB/PA, UFRA e Núcleo Acessar. O evento ocorreu no dia 24 de setembro, no auditório da Mariza Alimentos. “Foi com alegria que recebemos a presença de grandes referências na área de defesa da pessoa com deficiência e de tantos talentos de pessoas com deficiência, que nos presentearam com apresentações culturais”, disse a Promotora de Justiça Sabrina Kalume.

I Diálogo da Pessoa com Deficiência em Castanhal
Descrição da imagem: Há dez pessoas espalhadas numa sala, seis delas estão sentadas em poltronas e puffs, na formação de um círculo, são três mulheres e três homens, sendo um deles cadeirante. Atrás deles, do lado direito, há duas mulheres sentadas atrás de uma bancada; ao lado esquerdo, há um homem e uma mulher próximos a um púlpito.
Foto: PJ da Infância e Juventude

O evento I Diálogo da Pessoa com Deficiência em Castanhal objetivou reafirmar e refletir sobre as políticas públicas, atos normativos, ferramentas de inclusão e acessibilidade, as ações realizadas e as necessárias, o papel do Ministério Público, o envolvimento da sociedade civil e a luta contra o capacitismo. Esses foram alguns dos temas debatidos com muita propriedade, com o protagonismo das pessoas com deficiência, cujo lema é: “nada sobre nós, sem nós”.

Na ocasião, as Promotoras de Justiça Sabrina Kalume e Mariela Hage foram homenageadas pela Associação de Mãos Dadas Cromossomos 21 e Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, pela dedicação de mãos dadas com as pessoas com deficiência, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.

I Diálogo da Pessoa com Deficiência em Castanhal
Descrição da imagem: Na foto estão as promotoras de Justiça Sabrina Kalume, tem o cabelo liso e loiro, e veste blusa branca social de mangas longas, saia preta e máscara preta; e Mariela Hage, que tem cabelos castanhos com luzes loiras, e veste blusa branca de mangas médias, calça listrada nas cores laranja, preto e branco, e usa máscara azul. As duas seguram o certificado da homenagem que receberam.
Foto: PJ da Infância e Juventude

Assessoria de Comunicação, com informações da PJ de Castanhal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco