MPPA promoveu em setembro atividades voltadas à pessoa com deficiência

Descrição: Há nove pessoas em pé, cinco mulheres e quatro homens, ao lado umas das outras e com as mãos estão fazendo o símbolo que significa "amo você" na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que consiste no polegar, indicador e dedo mindinho levantados, e os outros dedos abaixados. Todos usam máscaras. Na frente das pessoas há uma mesa cinza, com papéis, um celular e um microfone em cima, e atrás delas há um painel com o logo do Ministério Público.
Neste mês, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Idosos, Pessoa com Deficiência, Órfaos, Interditos e Ausentes de Castanhal, por meio de sua titular Promotora de Justiça Sabrina Kalume, realizou várias atividades marcando a luta da pessoa com deficiência. Houve ações e reuniões em parceria com o Núcleo Acessar/UFRA, Coordenação Estadual das Políticas para o Autismo, Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Comissão da OAB/PCD, Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com deficiência e Associação Mãos Dadas Cromossomos 21 de Castanhal.
O mês finalizou com a realização do I Diálogo da Pessoa com Deficiência em Castanhal, com a parceria da Associação Mãos Dadas Cromossomos 21, OAB/PA, UFRA e Núcleo Acessar. O evento ocorreu no dia 24 de setembro, no auditório da Mariza Alimentos. “Foi com alegria que recebemos a presença de grandes referências na área de defesa da pessoa com deficiência e de tantos talentos de pessoas com deficiência, que nos presentearam com apresentações culturais”, disse a Promotora de Justiça Sabrina Kalume.

O evento I Diálogo da Pessoa com Deficiência em Castanhal objetivou reafirmar e refletir sobre as políticas públicas, atos normativos, ferramentas de inclusão e acessibilidade, as ações realizadas e as necessárias, o papel do Ministério Público, o envolvimento da sociedade civil e a luta contra o capacitismo. Esses foram alguns dos temas debatidos com muita propriedade, com o protagonismo das pessoas com deficiência, cujo lema é: “nada sobre nós, sem nós”.
Na ocasião, as Promotoras de Justiça Sabrina Kalume e Mariela Hage foram homenageadas pela Associação de Mãos Dadas Cromossomos 21 e Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, pela dedicação de mãos dadas com as pessoas com deficiência, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.

Assessoria de Comunicação, com informações da PJ de Castanhal