MPPA promove webinário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

#pratodosverem: foto com mosaico no qual aparecem os rostos de dez participantes da abertura do webinário
Dando continuidade à programação elaborada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) alusiva ao “maio Laranja”, instituído pela Lei Estadual n.º 8.618\2018, foi iniciado, nesta terça-feira (18), o Webinário intitulado “O Fenômeno da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Estado do Pará: Realidades e Desafios”. Serão dois dias de apresentações e debates com especialistas que atuam na área.
O procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr, participou da abertura dos trabalhos, destacando a atuação do Ministério Público paraense como órgão de defesa de direitos das crianças e adolescentes, reforçando o compromisso institucional de enfrentamento à violência sexual e destacando a extrema relevância do assunto e a necessidade de esforços conjuntos para combater os altos indicies desta forma de violência, no Estado do Pará.

A mesa de abertura foi composta pela desembargadora do Trabalho Maria Zuíla Lima Dutra, a deputada estadual Ana Cunha, presidente da Comissão Permanente em Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), vice presidente da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado (CEIJ-TJPA), Danielle de Cássia Silveira Buhrnhein, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/PA, Ricardo Washington Moraes de Mello, o coordenador do NAECA da Defensoria Pública do Pará, Luis Carlos Lima da Cruz, o Secretario da Seaster, Inocêncio Renato Gasparim, o Coronel Cel Qobm Helton Charles Araújo Moraes do grupo de vulneráveis da Secretaria de Segurança Pública.
Os integrantes da mesa parabenizaram a iniciativa do Ministério Público do Estado, pontuando, que essa forma de violência é problema de todos, devendo as instituições, juntamente com a sociedade, estarem articuladas para garantir proteção integral ao público infantojuvenil.
Em seguida foi realizada a conferência “Panorama da violência sexual contra criança e adolescentes” pela palestrante Nayana Góes do Unicef, que apresentou várias ações da organização, que vem sendo desenvolvidas no enfrentamento a violência sexual, inclusive, ações que serão realizadas no arquipélago do Marajó. A mesa foi coordenada pela promotora de Justiça do MPPA,. Viviane Veras e teve como debatedora a juíza titular da Vara de Crimes contra Criança, Mônica Maciel.
Após foi realizada a palestra, intitulada “A Lei 13.431\2017, conquistas e Desafios” pela promotora de Justiça Mônica Freire, coordenadora do CAOIJ. Na oportunidade foi exposto a estutura que já existia antes da Lei, principalmente na capital e o resultado de ações desenvolvidas pelas diversas instituições na implementação da citada legislação. A mesa contou com a coordenação da promotora de Justiça Priscilla Costa Moreira e como debatedora a delegada de policia dra. Adriana Norat.
Ao final do primeiro dia de webinário, houve a apresentação da temática “A normatização da atuação do psicólogo no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual “ pela psicóloga Cristina Romero, em mesa coordenada pelo também psicólogo Alexandre Theo Cruz e como debatedora a psicóloga do Parapaz Ana Julia Góes.
Integrantes da rede de proteção demonstraram interesse nas temáticas abordadas participando bastante pelo chat do evento. A programação continua nesta quarta-feira (19), com a realização de mais duas mesas. A primeira abordando “A atuação do assistente social entre as normativas profissionais e a intervenção nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na rede de atendimento”, tendo como palestrante a assistente social Jandira Silva, como debatedora a socióloga da Seaster Carmem Suely, com coordenação de mesa da promotora de Justiça Sabrina Mamede Napoleão Kalume. A segunda mesa traz “o papel do educador no enfrentamento à violência sexual na escola : escuta e encaminhamentos , que terá como palestrante a pedagoga Márcia Bethânia Vinagre, e debatedor o José Ailton de Carvalho Arnaud, pedagogo da Semec em mesa coordenada pela promotora de Justiça Ioná Nunes.
Texto: Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ)
Edição: Assessoria de Comunicação