MPPA promove seminário sobre inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência, em Castanhal

Descrição da imagem: um auditório com várias pessoas sentadas prestando atenção em um homem em pé que está falando no microfone.
No dia 30 de maio, terça-feira, a Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com as Promotorias de Justiça de Castanhal, realizou o seminário intitulado "Eliminando barreiras para aproximar pessoas". O evento teve como propósito dar continuidade à programação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, celebrado todos os anos na terceira quinta-feira do mês de maio desde 2012. A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência.
Com foco na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, o seminário contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, incluindo representantes de associações de pessoas com deficiência, sociedade civil e poder público. A Promotora de Justiça Ângela Balieiro, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) Processual, Cível e do Cidadão, e representando a Presidente da Comissão de Acessibilidade do MPPA, Dra. Ubiragilda Silva Pimentel, deu início ao evento em nome da Dra. Pimentel, que estava cumprindo agenda fora do Estado.
A mesa de honra foi composta pela Promotora de Justiça Sabrina Kalume, Coordenadora das Promotorias de Justiça de Castanhal, a Promotora de Justiça Tatiana Granhen, Coordenadora do Núcleo de Defesa de Idoso e de Pessoas com Deficiência (NIDE), além do Senhor Gerailton Melo e do Senhor André da Veiga Lima, representantes de associações de pessoas com deficiência.
Durante a abertura do seminário, o Grupo Ponto de Cultura Galera da Toada, formado por Pricila Cristiane Santos da Rocha, Gleicianne Ferreira Trindade, Cleito Márcio Santos Pantoja e Leidiane de Cássia de Sousa Lima, realizou uma apresentação cultural.
Todas as palestras e falas do evento foram interpretadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos intérpretes Mara Christine Lopes Silva Araujo, Danielle Benjamin e Elidione Borges.
A Promotora de Justiça Ângela Balieiro destacou o papel do Ministério Público no fomento ao debate e à reflexão para eliminar as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Os encontros como esse buscam despertar o interesse e a responsabilidade dos gestores públicos e privados em promover a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
As Promotoras de Justiça Sabrina Kalume e Tatiana Granhen falaram sobre o trabalho desenvolvido em Castanhal e ressaltaram a importância das associações e instituições na busca pela garantia dos direitos e no fortalecimento da rede de apoio às pessoas com deficiência. Representantes das pessoas com deficiência compartilharam suas experiências diárias na luta pelo direito à inclusão e ao respeito, enfatizando como eventos como esse contribuem para a efetivação de seus direitos.
O Professor Claudio Tosta, MBA em Gestão Empresarial e consultor com atuação no Brasil e nos Estados Unidos, ministrou a palestra com o tema "Pessoa com deficiência e os desafios para inserção no mercado de trabalho". Sua apresentação abordou conceitos fundamentais relacionados ao cotidiano das relações entre pessoas com e sem deficiência, informações e estatísticas do mercado de trabalho, inclusão digital e aspectos motivacionais. O palestrante ressaltou os principais obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência, como o preconceito por parte dos colegas de trabalho, a necessidade de adaptação ao ambiente corporativo e as dificuldades de comunicação.
Claudio Tosta destacou o sucesso do evento, expressando sua satisfação ao ver o impacto nas expressões das pessoas presentes e na participação ativa do público, que fez perguntas ao final. Ele também parabenizou o Ministério Público pela escolha assertiva do tema, abordando a acessibilidade com foco no mercado de trabalho e no resgate da cidadania. O palestrante mencionou que recebeu vários feedbacks em suas redes sociais de pessoas que levaram o conteúdo debatido para dentro de casa, passando a refletir de maneira diferente.
O evento foi encerrado com perguntas e comentários dos participantes, seguidos por apresentações de dança realizada por Izabelle Paiva, acompanhada por sua mãe Cleide Paiva, e uma performance musical de Viviane de Jesus.
Texto e Fotos: Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade / com edição da ASCOM MPPA.