MPPA promove seminário sobre acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Descrição de imagem: Há várias pessoas sentadas em cadeiras em um auditório
Finalizando a programação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, a Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade do MPPA, e as Promotorias de Justiça de Marabá, promoveram, no dia 1º de junho, o seminário “Eliminando barreiras para aproximar pessoas”. A data mundial é celebrada toda terceira quinta-feira do mês de maio, desde 2012, com o objetivo de aumentar a conscientização a respeito da acessibilidade das pessoas com deficiências.
O seminário teve o conteúdo voltado para a inserção no mercado de trabalho e contou com a presença de cerca de 90 pessoas, representantes de associações de pessoas com deficiência, sociedade civil e o poder público.
Descrição da imagem: 4 pessoas sentadas juntos a mesa, uma mulher em pé fazendo as LIBRAS e ao fundo um banner do Ministério Público do Estado do Pará.
A promotora de Justiça Ângela Balieiro, coordenadora do CAO Processual, Cível e do Cidadão; em nome da presidente da Comissão de Acessibilidade do MPPA, Ubiragilda Silva Pimentel, que cumpre agenda fora do Estado, deu início ao evento, com a mesa de honra composta pela promotora de Justiça dos Direitos Humanos, Órfãos, Interditos, Incapazes, Pessoas Com Deficiência, Idosos de Marabá; Lilian Viana Freire; secretária de Assistência Social, Nadjalucia Oliveira Lima, representando o prefeito de Marabá; e Ary Portela Veloso Junior, representando as Associações de pessoas com deficiência.
Programação
Descrição de imagem: Grupo de Dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marabá, composto pelos representantes Francisco Bezerra Santana, Larissa Brito Lima, Simone Naiza Vieira e Gabriel Nogueira da Silva e ao fundo um banner do MPPA.
Na abertura, houve apresentação cultural do Grupo de Dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marabá, composto pelos representantes Francisco Bezerra Santana, Larissa Brito Lima, Simone Naiza Vieira e Gabriel Nogueira da Silva.
A promotora de Justiça Ângela Balieiro enfatizou que o trabalho do Ministério Público, em relação à acessibilidade, é fomentar o debate e a reflexão para que as barreiras impostas às pessoas com deficiência sejam eliminadas. “A partir desses encontros, busca-se despertar nos administradores públicos e privados o interesse e a responsabilidade em inserir essas pessoas no mercado de trabalho’.
Dando início à programação, a professora Ana Pimentel, com formação em Pedagogia, especialista em atendimento educacional especializado e Língua Brasileira de Sinais, ministrou a primeira palestra sobre o tema “Qualificação Profissional de Pessoas com deficiência”, destacou a importância da inclusão social da pessoa com deficiência através do trabalho.
Descrição da imagem: Duas mulheres em pé ao lado da mesa, uma segurando o microfone e outras duas pessoas sentadas juntos a mesa.
O Professor Claudio Tosta, MBA em Gestão Empresarial e consultor com atuação no Brasil e Estados Unidos, proferiu a palestra sobre o tema “Pessoa com deficiência e os desafios para inserção no mercado de trabalho”. A palestra abrangeu conceitos básicos relacionados ao cotidiano das relações entre as pessoas com e sem deficiência, informações e números do mercado de trabalho, inclusão digital e aspectos motivacionais.
Descrição da imagem: Um homem em pé segurando o microfone falando para pessoas que estão sentadas em bancos na plateia.
Em sua manifestação, a Promotora de Justiça Lilian Viana Freire também falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em Marabá, ressaltando a necessidade de eliminação de todas as barreiras que dificultem ou impeçam as pessoas com deficiência de participarem da sociedade, efetiva e plenamente, em igualdade de oportunidades com as demais.
Descrição da imagem: 4 pessoas sentadas juntos a mesa, uma mulher em pé fazendo as LIBRAS e ao fundo um banner do Ministério Público do Estado do Pará.
Já os representantes das pessoas com deficiência relataram a luta diária pelo direito à inclusão e respeito e o quanto eventos como esses engrandecem a busca de efetivação pelos seus direitos.
Descrição da imagem: Dois homens da plateia com blusa amarela, escrito APAE falando no microfone e várias pessoas no fundo sentadas.
As palestras e todas as falas foram interpretadas na Língua Brasileira de Sinais - Libras, pelas intérpretes: Misserlani da Silva Moreira, Ágatha Campos de Araújo e Idalina Frazão Santiago. O evento foi encerrado com perguntas e comentários dos participantes.
Descrição da imagem: pessoa da plateia falando no microfone e um interprete de LIBRAS na frente.
Descrição da imagem: 5 pessoas em pé segurando um certificado e atrás um banner do MPPA.
Texto e fotos: Comissão de Acessibilidade MPPA