ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove roda de conversas na comunidade indígena Sororó, em São Geraldo do Araguaia

São Geraldo do Araguaia 21/07/25 11:40

No dia 18 de julho, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representando pelo promotor de Justiça de São Geraldo do Araguaia, Erick Ricardo de Souza Fernandes, realizou uma roda de conversa na comunidade indígena Sororó. A ação faz parte do projeto "Roda de Conversa de Direitos" e teve como objetivo levar informações sobre direitos humanos às regiões mais distantes do município, com foco na proteção da mulher e dos direitos das crianças e adolescentes.

O evento contou com palestras curtas e linguagem acessível, ministradas por representantes da Secretaria de Assistência Social, que abordaram temas como violência contra a mulher e garantia dos direitos infantojuvenis. Durante o diálogo, os moradores destacaram a importância da preservação das tradições culturais para as novas gerações.

O juiz de direito da comarca de São Geraldo do Araguaia também participou, explicando o papel do Poder Judiciário na defesa dos direitos humanos. Ainda durante o encontro, as crianças indígenas encantaram os participantes com uma apresentação tradicional, enquanto o cacique e os pajés contribuíram com falas durante a roda de conversa.

A Secretaria de Saúde ofereceu atendimento odontológico no local, com dentista e médico presentes. Em parceria com o Exército Brasileiro, foi realizada uma oficina de saúde bucal ministrada por oficiais dentistas, que também distribuíram 100 kits de higiene bucal doados pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Geraldo do Araguaia.

Ao final do evento, a Secretaria de Educação Municipal inspecionou a escola local e ofereceu lanche aos participantes. Foram ainda entregues 50 cestas básicas, resultado de acordos firmados pelo MPPA em procedimentos de não persecução penal.

A Fundação Casa da Cultura de Marabá colaborou na organização e logística do evento. Segundo o PJ titular Erick Ricardo de Souza, a iniciativa tem grande valor social à comunidade local “A presença dos secretários, da Casa da Cultura e do Exército mostra que parcerias entre as entidades trazem resultados concretos. As palestras levaram conhecimento essencial sobre direitos ao povo, assim como a oficina de higiene bucal foi muito importante para o bem-estar da comunitário”, finalizou Erick.

Por fim, o povo Suruí Aikewara da Terra Indígena Sororó solicitou apoio ao Ministério Público para a realização contínua de eventos que fortaleçam sua cultura local e promoção de direito e garantia de direitos básicos.

Texto: PJ de São Geraldo do Araguaia, com edição de Patrick Dias, Ascom/MPPA.
Fotos: PJ de São Geraldo do Araguaia.

Fale Conosco