MPPA promove roda de conversa sobre os desafios de ser mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Nesta segunda-feira, 11 de março, a Subprocuradoria-Geral de Justiça para a área técnico-administrativa, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Departamento de Recursos Humanos (DDRH-DRH), e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) realizaram, no auditório Fabrício Ramos Couto, o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher denominado “Roda de Conversa: Os desafios de ser mulher”. O encontro foi realizado de forma presencial e por plataforma de vídeo, com a participação de membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado.
O evento teve como objetivo promover a qualidade de vida no trabalho para seus servidores, através de ações que promovam a valorização destes, o que está relacionado com o aumento na motivação e produtividade no ambiente de trabalho.
Após a apresentação do coral do Ministério Público do Estado, sob a regência de Anselmo Costa, na abertura do evento, a subprocuradora-geral de Justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel, fez uma saudação a todas as mulheres e destacou o papel que elas exercem na sociedade, seja no campo profissional, familiar ou pessoal. “As mulheres enfrentam várias jornadas durante o dia, com papéis em vários setores da sociedade e, muitas vezes, não tem o seu valor reconhecido. Por isso a luta por direitos deve continuar, pelas atuais e futuras gerações”.
A programação prosseguiu com a “Roda de Conversa: Os desafios de ser mulher”, que teve a participação da coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher, PJ Luziana Dantas, da subprocuradora-geral Ubiragilda Pimentel, da coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPEIA), Socorro de Maria Gomes e a psicóloga do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar, Iracema Jandira da Silva As perguntas com os temas sobre os desafios da mulher foram mediadas pela supervisora administrativa do CEAF, Lúcia Florenzano.
Os temas tratados durante a roda de conversa giraram em torno de desafio de gênero no ambiente de trabalho, liderança feminina, empoderamento feminino e sobrecarga feminina na sociedade.
Após a roda de conversa de mulheres foi realizada uma dinâmica de grupo e, em seguida, ocorreu a premiação da ganhadora do Concurso de Fotografia. A vencedora foi a servidora do MPPA Elienai Araújo da Silva Santos, com a foto "A paz num fim de tarde em Algodoal".
Ao final do evento foi exibido um vídeo com depoimentos de mulheres integrantes do MPPA e forte mensagem sobre o empoderamento feminino. Encerrando o encontro o diretor do CEAF, José Edvaldo Sales, leu um texto de sua autoria em homenagem às mulheres.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação