MPPA promove roda de conversa em alusão ao Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou, na última terça-feira (25), em Belém, uma roda de conversa em alusão ao mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A campanha "Junho Violeta: Amor, Respeito e Dignidade não envelhecem" foi uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência e Acidente de Trabalho, representada pelos promotores de justiça Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos, Carlos Eugênio Rodrigues Salgado dos Santos e Silvia Branches Simões.
O diálogo ainda contou com a presença da promotora de justiça Mariela Corrêa Hage, o procurador de justiça Waldir Macieira, representantes da Defensoria Pública do Estado do Pará, da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEASTER), profissionais da rede pública de saúde e de assistência social, e de Instituições de Longa Permanência de Idosos - ILPI.
A roda de conversa foi conduzida pela promotora de justiça Silvia Branches. As atividades tiveram início com palestra ministrada pela PJ Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos, que apresentou os aspectos jurídicos da violência contra a pessoa idosa e destacou a evolução normativa de proteção e a definição dos crimes previstos, associados a casos práticos. A Promotoria de Justiça possui uma cartilha para direcionamento e orientação, destinada à rede de proteção do idoso.
Mais duas palestras integraram a programação: Jeisiane dos Santos Lima, psicóloga especialista em Terapia Analítico Comportamental, em Neuropsicologia e em Saúde do Idoso e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), expôs os impactos psicoemocionais, sociais, relacionais, familiares e comunitários da violência na pessoa idosa; e Ana Lúcia Eluan Lima, analista ministerial do MPPA, assistente social e especialista em metodologia do Serviço Social, apresentou o papel da rede de proteção em casos de violência contra a pessoa idosa.
O evento foi finalizado com a apresentação cultural de dança regional, apresentada por pessoas idosas acolhidas na ILPI Lar da Providência.
Junho Violeta – O evento integra a campanha Junho Violeta, que durante o mês visa a conscientizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa, além de incentivar a prática de denúncia de casos de crimes. O movimento também possibilita a implementação de políticas públicas para a garantia de direitos fundamentais, como acesso à saúde, educação, segurança e bem-estar.
A expressão Junho Violeta foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e alerta para a conscientização e combate aos diferentes tipos de agressão contra pessoas idosas, como física, psicológica, sexual, financeira, institucional e outras.
Voltada a profissionais integrantes da rede de proteção à pessoa idosa, servidores, membros e estagiários do MPPA, a agenda teve transmissão online no Youtube, e contou com a participação de integrantes de diversas Unidades Administrativas do MPPA, como Bragança, Curralinho, Marabá, Marituba e Rondon do Pará.
Texto: Patrick Dias. Ascom/MPPA, com informações da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e Acidente de Trabalho de Belém.
Fotos: Patrick Dias. Ascom/MPPA e Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e Acidente de Trabalho de Belém.