MPPA promove reunião para discutir políticas públicas de urologia no Pará e em Belém

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça Elaine Carvalho Castelo Branco, titular do 2º Cargo das Promotorias de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos de Belém, realizou na última quinta-feira, 21 de agosto, uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa) e da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). O objetivo do encontro foi tratar sobre as políticas públicas voltadas à assistência urológica no Estado do Pará e no município de Belém.
A iniciativa faz parte das ações do Procedimento Administrativo nº 09.2025.00000034-0–SAJ, instaurado por meio da Portaria nº 003/2025-MP/2ªPJ/DCF/DH. O procedimento tem como finalidade acompanhar e fomentar o desenvolvimento e a execução de políticas públicas na área de urologia, ao longo do ano de 2025, sob coordenação da PJ Elaine Castelo Branco.
Participaram da reunião o representante da Sespa, Allan Corrêa das Chagas, e os representantes da Sesma Lucyane Gorette de Moura Barbosa, Jorge Faciola Neto, Cláudio da Silva Bittencourt Júnior e Larissa Pinheiro do Rosário.
Durante o encontro, foram debatidos temas como o fluxo atual de atendimento, a capacidade da rede pública para absorver a demanda e a adoção de estratégias para diminuir a fila de espera por procedimentos urológicos. Atualmente, o Estado do Pará conta com quatro unidades hospitalares habilitadas para realizar esses atendimentos: Hospital Galileu, Hospital Abelardo Santos, Fundação Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas.
Já no âmbito municipal, os procedimentos urológicos são ofertados pelo Hospital Beneficente Portuguesa, referência para pacientes de Belém.
Texto: Hannah Franco/Ascom, com informações da 2ª PJ de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos de Belém