ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove reunião para discutir medidas de controle a Leishmaniose

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotora de Justiça Patrícia Carvalho Medrado Assmann, realizou na última segunda feira (7), reunião para discutir a temática envolvendo a grande quantidade de animais soltos no município, bem como as doenças infecto contagiosas que podem ser transmitidas aos seres humanos por meio dos animais infectados.
São Sebastião da Boa Vista 09/05/18 17:04

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotora de Justiça Patrícia Carvalho Medrado Assmann, realizou na última segunda feira (7), reunião para discutir a temática envolvendo a grande quantidade de animais soltos no município, bem como as doenças infecto contagiosas que podem ser transmitidas aos seres humanos por meio dos animais infectados. O encontro aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista.

Além da promotora Patrícia Medrado, estiveram também reunidos para debater a temática o secretário de Administração do Município Dâmaso Brasileo, o médico veterinário do município, Angelo Martins, a médica veterinária do MPPA Maria do Carmo Andion, e representantes da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), Fabíola Ribeiro e Benedita Campos.

Na ocasião foi discutida a necessidade da capacitação e treinamento de profissionais na atuação da prevenção e diagnóstico da Leishmaniose, e a realização de campanhas de vacinação contra raiva no município. Além disso, houve a proposta de uma intervenção educativa junto a população, sensibilizando a sociedade para a posse responsável dos animais, tendo em vista a grande quantidade de animais soltos nas ruas do município.

Ao final da reunião foi concluída a implantação de estratégias indispensáveis para a prevenção e controle das zoonoses, bem como a realização de Audiência Pública prevista para o mês de junho/2018, com a finalidade de debater a temática com a comunidade local.

Além disso, a Promotora Patrícia Medrado expediu também Recomendação nº 002/2018/MP encaminhada à Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde enumerando, dentre outras medidas a serem adotadas pelo Município, a realização de capacitação técnica em Leishmaniose, a realização de testes rápidos para diagnóstico da doença; implantação de abrigo provisórios para os animais; a estruturação da vigilância epidemiológica do município objetivando o controle de zoonoses, o incentivo à posse responsável dos animais, campanhas educativas destinadas à população informando sobre os sinais e sintomas das zoonoses, e o manejo ambiental por meio de limpeza dos quintais e terrenos.

"As atividades fazem parte da concretização do Plano de Atuação da Promotoria no ano de 2018, com ênfase voltada à saúde pública do município", enfatizou a promotora de Justiça Patrícia Assmann.

Texto e foto: Promotoria de Justiça de São Sebastião da Boa Vista.

Fale Conosco