MPPA promove oficina e município adere ao Pacto pela Educação do Campo, Indígena e Quilombola
No último dia 29 de julho, o Ministério Público do Pará promoveu a oficina “Educação escolar do campo, indígena e quilombola- diagnósticos & estratégias em Novo Progresso”. O evento foi realizado no Centro Cultural de Novo Progresso, promovido pelos Núcleos de Promoção da Igualdade Étnico- Racial (Nierac) e de Questões Agrárias e Fundiárias (NAF) do MPPA, Grupo de Trabalho de Educação do Campo, Quilombola e Indígena, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), prefeitura de Novo Progresso e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
O evento contou com a participação de lideranças, movimentos sociais, indígenas e quilombolas da região. Na oportunidade o município aderiu ao Pacto pela Educação do Campo, Indígena e Quilombola, assinado pelo gestor. O objetivo do pacto é a garantia de políticas públicas para o fortalecimento da educação do campo e povos tradicionais, em articulação com o Ministério Público, universidades e secretarias municipais.
A promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Nierac, os promotores de Justiça de Novo Progresso, Nilson Ozorio e Ricardo Aguiar, e o professor Wilson Sabino (Ufopa) reuniram com o prefeito Gelson Dill e a representante da secretaria municipal de Educação, Núbia Machado, para alinhar as ações relacionadas à educação do campo. A promotora reuniu também com lideranças indígenas Kaiapó, para ouvir as demandas da comunidade.
Assessoria de Comunicação