MPPA promove I Encontro de Agroecologia

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu, por meio da Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural, da Habitação e do Urbanismo de Marituba,Eliane Moreira, nos dias 5 e 6 de dezembro do I Encontro de Agroecologia de Marituba. A iniciativa faz parte das atividades planejadas pelo Grupo de Agroecologia de Marituba, criado no âmbito do Procedimento Administrativo n.º 000153-025/2021, destinado a acompanhar as ações de incentivo ao fortalecimento de práticas agroecológicas no município.
O Grupo de Agroecologia de Marituba é integrado pelas Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento e Pesca; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Saúde; Emater; Embrapa; IFPA/Castanhal; Escola Estadual Agroindustrial Juscelino Kubitschek; Escola Fazendinha Esperança; Grupo de Consumo Agroecológico (GRUCA), dentre outros integrantes.
O evento discutiu diversos aspectos da Agroecologia e agendas locais propondo reflexões sobre suas relações com educação, pesquisa, agrobiodiversidade, alimentação, geração de renda, trabalho e sistemas produtivos, impactos dos agrotóxicos e políticas públicas, resultando em debates e propostas de ações, que podem ser acessadas no documento do Relatório Final do evento.
Contribuíram nas mesas de debates diversos atores dos setores de ensino, pesquisa, produção e políticas públicas, tais como o Professor Romier Sousa (IFPA); produtores locais como a Maria Leocádia; Noel Gonzaga (GRUCA); Djalma Novaes (Quintais Amazônicos Agroecológicos); Jaqueline Santos (FASE); a Chef de Cozinha Ester Weil (Festival Belém no Prato); Prof. Antonio Silva (Fazendinha Esperança); Profa. Gilberta Souto (IFPA); Débora Aragão e Everaldo Almeida (EMBRAPA); Prof. William Assis (INEAF/UFPA); Germana Belchior (FNDE); Getulio Jales (SEAF); Raimundo Ribeiro (EMATER); Yuri Bastos (SEDAP); Paulo Lacerda (SEMED); Roberta Coelho (IFPA); Flávio Barros (INEAF/UFPA); Simy Correa (Fundo DEMA), e a Professora Leonor Vieira (Escola JK), dentre diversos outros participantes.
Estiveram presentes prestigiando o evento o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Promotor de Justiça José Godofredo Pires e a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível e Processual do Cidadão (CAOCPC), Promotora de Justiça Ângela Balieiro - também Coordenadora do Fórum Estadual de Combate aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos.
Estiveram presentes prestigiando o evento o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Promotor de Justiça José Godofredo Pires e a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível e Processual do Cidadão (CAOCPC), Promotora de Justiça Ângela Balieiro - também Coordenadora do Fórum Estadual de Combate aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos.
Feira das Profissões da Escola Estadual Juscelino Kubitschek
O evento aconteceu em consórcio com a Feira das Profissões da Escola Estadual JK que expôs o trabalho de alunos e professores paralelamente ao evento com a apresentação de trabalhos que dialogam com o tema da Agroecologia tais como “Embalagens de miriti sustentável”; “Oficina para agricultura familiar e SAFs: Coleta, Análise, Recuperação e adubação de solos”; “A importância da cadeia extrativista do açaí para a agroecologia”; “Extração de óleos vegetais e sua aplicação na produção de cosméticos”; “Produção de cosméticos naturais e sustentabilidade”; “Planejamento de cardápios com plantas alimentícias não convencionais (PANC)”, dentre outros.
Na ocasião também foram lançadas as Cartilhas elaboradas pela Professora Francimery Alcântara da Silva, intitulada “Aprender e Inovar: nutrindo com PANC na Alimentação Escolar”; e Professora Deusa do Socorro Teixeira Costa Leitão, intitulada “Sabão ecológico como ferramenta educativa e ambiental para geração de renda”.
No evento também, foi realizada a leitura da redação do aluno David Barbosa de Oliveira, intitulada "Agroecologia e o Futuro que eu quero para Marituba".
Texto e fotos: PJ de Defesa do Consumidor, do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural, da Habitação e do Urbanismo de Marituba