ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove escuta estudantil e eventos sobre políticas públicas em saúde mental

Santarém 19/08/25 15:05

 

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de agosto será realizada na Promotoria de Justiça de Santarém, programação promovida pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais (CAODS), Promotorias de Justiça de Belém e Santarém, em parceria com o Centro de Apoio e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA.

Escuta Estudantil

No dia 27 de agosto, no Theatro Vitória, das 9h às 13h, haverá a “5ª Escuta Estudantil do Ministério Público do Pará- Grêmio Livre”, realizado pelo CAODS, 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e Direitos Humanos de Belém, 8ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais- Saúde e Educação, de Santarém e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), com a participação de alunos, profissionais e agentes públicos envolvidos na rede estadual de ensino, com objetivo de fortalecer a interlocução dos estudantes com o MPPA, ouvindo sugestões, críticas e questionamentos.

Reunião ampliada- Projeto Mãos Unidas

No dia 28 de agosto, no Theatro Vitória, será realizada das 8h30 às 12h, a 3ª Reunião Regional Institucional Ampliada do Projeto Mãos Unidas: Políticas Públicas Integradas em Saúde Mental. A atividade integra projeto do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais (CAODS), direcionado ao aprimoramento da atuação institucional do MPPA no tema, e deverá contar com a participação dos promotores de Justiça da Região Administrativa do Baixo Amazonas, e de lideranças governamentais e da sociedade civil.

                                

Seminário sobre Saúde Mental

Na tarde do dia 28 e no dia 29, o auditório do Iespes recebe o II Seminário de Políticas de Saúde para as Pessoas com Transtorno Mental em conflito com a Lei”, que está com inscrições abertas, na modalidade presencial e online. A conferência de abertura tem como tema “Saúde mental e justiça: mudança de paradigma no cuidado à pessoa com transtorno mental em conflito com a Lei”, ministrada pela promotora de Justiça Daniella Maria os Santos Dias.

A programação segue no dia 29, com a palestra “A desinstitucionalização na perspectiva da avaliação psicossocial/interdisciplinar, no princípio da sociabilidade e do cuidado em Rede”, e as mesas “Superação do Manicômio Judiciário para o Cuidado em Liberdade” e “Políticas de Saúde e os desafios do cuidado em saúde mental”. O evento encerra com a conversação sobre pactuações acerca do fluxo assistencial para as pessoas com transtorno mental em conflito mental em conflito com a lei nas redes de saúde mental da região do Tapajós e Baixo Amazonas.

Assessoria de Comunicação 

 

 

Fale Conosco