MPPA promove encontro "Caminhos para a Saúde em Ação", em parceria com a UEPA
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais, Fundamentais e dos Direitos Humanos e Saúde de Belém e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, realizou, na última quarta-feira (2), o evento "Caminhos para a Saúde em Ação". A programação, ocorrida no auditório Fabrício Ramos Couto, é uma parceria com a Universidade Estadual do Pará e tem como objetivo informar e sensibilizar o público sobre benefícios de práticas integrativas de saúde.
Segundo a organização do evento, tais práticas não apenas auxiliam na prevenção e tratamento de diversas condições de saúde, mas também promovem o bem-estar geral. Com a intenção de desmistificar essas terapias, foram apresentadas evidências científicas que atestam sua eficácia, criando um espaço para o diálogo entre profissionais de saúde e a comunidade.
A promotora de justiça Elaine Carvalho Castelo Branco conduziu o evento. Em sua fala, ela agradeceu o interesse dos participantes e dos parceiros da ação. “Priorizamos em nossa promotoria informar a população sobre as práticas e os benefícios à saúde, tanto preventiva quanto curativa. Entre as parcerias, destacamos a UEPA e o Centro Ampics”, mencionou a promotora, direcionando-se à coordenadora do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Ampics/Uepa), Lana Virginia Carneiro Peres. Também esteve presente no evento a diretora do Instituto de Medicina e Práticas Integrativas Somos Um Todo, Sheila Fernanda Barra Martins.
Além de proporcionar acesso a informações confiáveis, a reunião também buscou estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. A proposta é fortalecer o protagonismo dos indivíduos em seu processo de cura, incentivando a integração das terapias convencionais com as complementares para uma saúde mais equilibrada.
Texto: Patrick Dias. Ascom/MPPA
Fotos: Alexandre Pacheco