MPPA promove diálogo sobre violência sexual infantil com alunos de escolas municipais em Breves

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça de Breves, Pablo Michel de Melo Souza, e da equipe multidisciplinar do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar – GATI Marajó II, realizou um diálogo com alunos das escolas municipais Margarida Nemer e Bom Jesus, no município de Breves. A ação teve como objetivo discutir a temática da violência sexual infantil, promovendo a conscientização e a prevenção de violações de direitos no ambiente escolar.
A equipe do GATI Marajó II foi composta pelas assistentes sociais Janira da Costa Cunha e Maria Oliveira Gomes, pela psicóloga Shyrleane Pinheiro Corrêa e pelo Assessor Ministerial Jorge Aleph dos Santos Moreira. Durante os encontros, os alunos do 5º e 6º anos foram orientados sobre como identificar situações de risco, além de receberem informações sobre a importância de reportar casos de violência sexual às autoridades competentes.
A atividade integra o Plano de Atuação do Biênio 2023/2024 da Promotoria de Justiça de Breves, que possui como uma de suas prioridades a prevenção de violações de direitos de crianças e adolescentes, especialmente no que se refere à violência sexual.
Para promover um ambiente de confiança e diálogo, a ação incluiu a apresentação da equipe aos alunos, explicações sobre a violência sexual e dinâmicas em grupo, proporcionando um momento de interação e aprendizagem. Ao final, foram distribuídos brindes aos participantes, reforçando o vínculo entre o Ministério Público e a comunidade escolar no enfrentamento a essa grave questão social.
Texto e fotos: PJ de Breves, com edição da Ascom MPPA