Curso orienta sobre elaboração de projetos e captação de recursos

Nos dias 29 e 30 de maio, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizou o curso “Elaboração de projetos e captação de recursos” cujo objetivo é capacitar membros e servidores para estruturar projetos e ainda captar recursos para os mesmos.
O curso aconteceu no auditório Fabrício Ramos Couto, localizado no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA e foi ministrado pelo servidor, Gabriel Peixoto, da Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (COGEPE). “Essa equipe está aprendendo não apenas a desdobrar todas das etapas do projeto, de acordo com as metodologias mais modernas, mas também a captar fontes de recursos para financiamento desses projetos”, destacou Gabriel.

Em se tratando de captação de recursos, Gabriel Peixoto, destacou que o MPPA apresenta vantagens como o elevado nível técnico do corpo de servidores e a própria marca do MPPA. “Quando apresentamos um projeto com a logo do Ministério Público, os órgãos concedentes e financiadores ficam animados pois sabem que os recursos serão muito bem utilizados e conduzidos de forma séria até sua prestação de contas”.
Os participantes do curso aprovaram a iniciativa. “Muitas vezes a gente tem a ideia do projeto, porém, a maioria não tem conhecimento de como se elabora efetivamente um projeto. Nesse sentido o curso torna-se fundamental, pois um projeto bem elaborado propicia em uma melhor captação de recursos”, disse Gracilda Dias, servidora do Núcleo de questões Agrárias e Fundiárias do MPPA.

O curso de elaboração de projetos faz parte de um programa maior de capacitações oferecidas pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (COGEPE) do MPPA e que inclui uma série de outras atividades que visam preparar membros e servidores para a elaboração do Planejamento Estratégico Institucional. “O Conselho Nacional de Justiça criou a Resolução 147 que torna a elaboração do Planejamento Estratégico uma norma. Isso significa que, a partir de agora, todos os MPs estaduais devem seguir essa orientação”, esclareceu Gabriel Peixoto.
A primeira etapa para a elaboração do Planejamento Estratégico do MPPA foi a realização de uma reunião de trabalho onde membros e servidores, da capital e interior, construíram o novo mapa estratégico da instituição o qual ainda passará pela avaliação da Procuradoria-Geral e Colégio de Procuradores. Posteriormente ocorreram desdobramentos como o curso de Métodos e Técnicas de Planejamento e Elaboração de Projetos e o curso, em andamento, de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, alinhados ao novo plano estratégico que está sendo construído para o período 2020-2029.

Texto: Ascom MPPA