ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove curso de capacitação agroambiental e reúne representantes de 19 municípios em mobilização pela saúde e proteção sustentável dos territórios

Região Agrária de Marabá 26/06/25 12:00

O Ministério Público do Estado do Pará promoveu, nos dias 23 e 24 de junho, no auditório das Promotorias de Justiça de Marabá, o curso de capacitação agroambiental. O evento reuniu representantes de 19 municípios paraenses, incluindo secretários municipais de saúde e equipes técnicas. O evento teve como foco o enfrentamento aos impactos dos agrotóxicos e o fortalecimento das políticas públicas ambientais.

A capacitação foi idealizada pelas 8ª e 12ª Promotorias de Justiça de Marabá, respectivamente titularizadas pelas promotoras de justiça Josélia Leontina de Barros Lopes e Alexssandra Muniz Mardegan, com o apoio da Promotora de Justiça de Jacundá, Aline Cunha da Silva dos Reis, e do Promotor de Justiça de São Geraldo do Araguaia, Erick Ricardo de Souza Fernandes, e realizada por meio do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAOCPC), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

O curso promoveu debates técnicos e trocas de experiências entre profissionais de diferentes regiões, destacando o compromisso do MPPA com a saúde ambiental, justiça socioambiental e a proteção dos territórios vulneráveis.

“Mais do que um evento, essa capacitação representa uma mobilização coletiva pela defesa da vida, pela saúde pública e pelo uso sustentável dos recursos naturais”, destacaram as promotoras responsáveis pela organização.

Ao fim dos dois dias de atividades, foi observada a importância do diálogo interinstitucional e do fortalecimento das redes locais de proteção ambiental, em consonância com um modelo de desenvolvimento sustentável e comprometido com o bem-estar das comunidades paraenses.

Texto e fotos: Promotorias Agrárias de Marabá 

Fale Conosco