MPPA promove Círculo de Construção de Paz com estudantes da EETEPA Vilhena Alves

Na última segunda-feira (7), data que marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, realizou o primeiro Círculo de Construção de Paz de 2025 com os representantes de turma da Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) Vilhena Alves, no bairro de São Brás, em Belém.
A atividade foi organizada pelas Promotoras de Justiça Rosilene de Fátima Lourinho dos Santos, Liliam Patrícia Duarte de Souza Gomes e Viviane Veras de Paula Couto, e conduzida pelas técnicas Sandra Lúcia Serra Rodrigues e Thaís Lorena de Sousa Costa. A ação integra o Plano de Atuação da Promotoria para o biênio 2025-2026 e dá continuidade a uma prática consolidada há mais de uma década: fomentar a cultura de paz no ambiente escolar.
Pelo segundo ano consecutivo, a EETEPA Vilhena Alves participa da iniciativa, que visa a capacitar adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores de práticas restaurativas e de resolução pacífica de conflitos. Por meio dos Círculos de Construção de Paz, os estudantes são incentivados a refletir sobre o respeito, o diálogo, a compreensão mútua e a empatia – valores essenciais não apenas para a convivência em sala de aula, mas também para as relações sociais no cotidiano.
A atuação do MPPA nesse campo reforça o compromisso institucional com a proteção integral de crianças e adolescentes, promovendo espaços de escuta, acolhimento e protagonismo juvenil.
Foto e texto: 5ª PJ da Infância e Juventude de Belém, com edição Ascom/MPPA