MPPA promove capacitação sobre Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência Doméstica em Icoaraci

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Núcleo de Proteção à Mulher (Núcleo Mulher), coordenado pela promotora de Justiça Renata Valéria Pinto Cardoso, realizou, no último dia 22 de agosto, um ciclo de capacitação sobre Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência Doméstica, em apoio à Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Icoaraci, com titularidade da promotora de Justiça Fábia Mussi.
O encontro integra o Projeto de Capacitação do Núcleo Mulher, e visa a apoiar as Promotorias de Justiça interessadas na implementação dos grupos reflexivos como estratégia pedagógica e preventiva, prevista na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A atividade foi conduzida pela psicóloga Iracema Jandira Oliveira, especialista na condução de coletivos desta natureza, e na escuta qualificada de homens em situação de responsabilização judicial.
Durante a capacitação, a psicóloga ressaltou a importância de abordar a construção social das masculinidades e os estereótipos de gênero como elementos centrais para romper com os ciclos violentos. Os grupos reflexivos de homens autores de violência doméstica têm como objetivo principal promover a responsabilização crítica e a reeducação dos participantes, a partir de encontros que estimulam a reflexão sobre comportamentos, estereótipos de gênero e a construção social do comportamento masculino.
Compromisso institucional
O MPPA reafirma, com a realização da capacitação, seu compromisso institucional com a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento à violência de gênero. Ao apoiar iniciativas de capacitação e fomentar a criação de grupos reflexivos de homens autores de violência doméstica, o órgão ministerial demonstra sua atuação não apenas repressiva, mas também preventiva e educativa, buscando articular o sistema de justiça, a rede de proteção e a sociedade civil.
A realização do ciclo de capacitação em Icoaraci representa um marco na consolidação dos grupos reflexivos no Pará, evidenciando a importância da articulação ministerial no combate à violência contra a Mulher.
Texto e fotos: Núcleo Mulher, com edição de Hannah Franco/Ascom